Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como se manter atualizado em tempos de incerteza: aplicativos e sites!

Como se manter atualizado em tempos de incerteza: aplicativos e sites!
Larissa Mombrini
Aug. 6 - 7 min read
050

O mundo atual é VUCA e cada vez mais isso nos é apresentado. Adaptação é a palavra que não sai do vocabulário do jovem atual. No entanto, como se manter atualizado em tempos de incerteza, volatilidade, complexidade e ambiguidade? Separei aqui alguns sites, ferramentas e aplicativos para você ficar sempre por dentro das novidades que nos esperam e se destacar!   


As vantagens do Google Trends  

Essa é uma das ferramentas mais conhecida para quem produz conteúdo na internet. Saber qual palavra chave está em destaque pode ajudar o seu texto a ter ainda mais alcance online. Mais do que isso, o Google Trends tem utilidade para diversos tipos de usuários: seja um pequeno empreendedor buscando as tendências do seu mercado ou alguém à procura dos assuntos mais procurados na atualidade.

Além de servir como planejador de palavras-chaves, o Google Trends também mostra quais são as principais notícias pesquisadas em tempo real praticamente. A ferramenta é bem intuitiva e fácil de usar! Dentre suas funcionalidades estão a segmentação de conteúdo de acordo com algum país ou região, quais são os assuntos relacionados, comparação de termos, entre outros.

E como está a comunidade do estágio nas pesquisas do Google? Confere aqui os dados dos últimos 30 dias!

Invista em qualificações! 

As qualificações são muito importantes para se manter atualizado no meio profissional e para fazer parte da demanda procurada atualmente. Como podemos observar no gráfico abaixo, a busca por qualificações online (no período de 12 meses) se intensificou ainda mais por conta da pandemia.

A internet sempre foi repleta de conteúdo grátis e acessíveis, e você que é um AUtodidata provavelmente já deve estar acostumado a buscar as melhores oportunidades e que não custam ao bolso, não é mesmo? Já conhecemos os degraus da escada a subir para conseguir o estágio dos sonhos e é inegável que não se pode pular o de capacitações e conhecimento, sejam pessoais ou profissionais. No entanto, se você ainda não sabe por onde começar, separei aqui alguns sites de cursos grátis para você se aprimorar ainda mais!

  • Escola Virtual Bradesco - A Fundação Bradesco disponibiliza de forma grátis diversos cursos de capacitação. São mais de 90 cursos nas áreas de administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional, educação básica e pedagógica e informática. Nessa plataforma você pode aprender desde organização pessoal até o Excel avançado!

 

  • Rock University - Os cursos da Rock Content são ideais para quem está começando a escrever online. Lá você aprende de forma gratuita o básico de Copywriting, produção e revisão de conteúdo para web, WordPress, entre outros. As aulas funcionam em formato de pequenos vídeos interativos sobre os tópicos apresentados. Além disso, é disponibilizado um certificado ao concluir o curso! Que tal concluir um deles e publicar no seu Linkedin?

 

  • Ateliê Digital Google - A ferramenta mais famosa de buscas do mundo, possui inúmeras plataformas diferentes de conteúdo. Entre elas está o Google Garage: lá você pode encontrar diversos cursos diferentes e com certificações. O que eu mais recomendo para quem está iniciando a presença online é o Fundamentos do marketing digital. Um curso completo com certificação de 40h emitido pelo Google :o! Dentre os outros cursos disponibilizados, você encontra também: transmissão de ideias através de textos e Network eficiente. Que tal começar algum desses para se aprimorar ainda mais? Depois conta o que achou!

 

  • Coursera - Com mais de 100 cursos em português e outros em diferentes línguas, o Coursera é um ótimo lugar para você aprender desde negociação, finanças, informática, desenvolvimento pessoal e etc.

 

  • Sebrae - O Sebrae é um dos queridinhos de quem já começou essa jornada de capacitações online. O site conta com cursos que se adaptam facilmente à sua carga horária disponível e em diferentes áreas. Além disso, as aulas são apresentadas de forma dinâmica, com vídeos curtos para manter sua atenção, perguntas ao longo do processo e, é claro, possui o certificado de conclusão!

Sobretudo, não se esqueça: o isolamento social não é uma competição de quem estuda ou faz mais. Adeque isso à sua realidade e invista naquilo que goste de fazer!

Pratique outros idiomas!

Se manter atualizado é questão, também, de ser mais globalizado! E nada melhor do que aprender novas línguas para garantir isso, não é mesmo? Não é novidade que as vagas exigem, em sua maioria, algum conhecimento de inglês ou outra língua como “desejável”. Aqui estão alguns lugares em que você encontra esse reforço para sua carreira!

  • BBC Learning - Aqui você tem diversos conteúdos diferentes para aprimorar o seu inglês!

 

  • Babbel - Esse aplicativo disponibiliza 14 idiomas do básico ao mais avançado e você pode aprender através de diálogos do cotidiano e por planos de estudo!

 

  • TV5 Monde - Aprender “la pomme est rouge” no Duolingo já ficou chato, não é? A TV5 Monde é um canal de notícias que possui uma área chama “Apprende le français”. Essa parte contém os níveis básicos ao avançado da língua!

 

  • Speaky e Tandem - Nada melhor para aprender uma nova língua do que conversando com nativos. Nesses apps é possível fazer correções de escrita e mandar mensagens de áudio e vídeo! Assim, a troca cultural é incrível, você pode tanto aprender uma nova língua, quanto ensinar o português para estrangeiros. É uma tarefa difícil essa segunda, mas muito agregadora e descontraída também! Baixe e se divirta!

Organize informações com o Pocket

O Pocket é um aplicativo em modelo de ominichannel, ou seja: permite reunir diferentes formatos e plataformas numa ! Nele é possível salvar links de vídeos, textos e fotos para ver depois, seja no celular, computador ou tablet. Esse aplicativo é ideal para ajudar na organização das inúmeras ideias e informações que acessamos a todo instante na internet.

  • Google Alerts - Mais uma ferramenta do Google, Larissa? Sim! Aqui você pode salvar algumas palavras chaves para receber as últimas notícias sobre ela em seu e-mail. Salve seu nome, a palavra chave de seus conteúdos web, vagas de estágio em sua localidade e veja o que as pessoas estão pesquisando!

Aproveite o Twitter! 

As redes sociais produzem muitos conteúdos relevantes e informativos também. O Twitter já deixou de ser só uma plataforma para se ver e mandar memes, hoje em dia, esse é até mesmo o canal de comunicação de alguns líderes mundiais de governo! A dica é: crie listas com os perfis que mais publicam conteúdos na sua área, seja profissional, acadêmica ou de jornais.

 

Portanto, para acompanhar o mundo VUCA, é preciso se manter atualizado, tanto das tendências, quanto do próprio mundo à sua volta. Dessa forma, aproveitar as oportunidades que a transformação digital nos proporciona é essencial para sair aos poucos de nossa bolha de conhecimento!

Gostou das dicas ou já usou algum dessas ferramentas ou tem alguma recomendação que não foi listada? Conta aqui nos comentários a sua experiência!

 

 


Report publication
    050

    Recomended for you