Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como lidar com sentimentos gerados por feedbacks negativos

Como lidar com sentimentos gerados por feedbacks negativos
Thiago Costa Tinoco
Apr. 26 - 4 min read
010

Você recebe um Email de feedback daquele processo seletivo em que participou.

Sabendo que fez o seu melhor, suas expectativas estão a mil, você abre a caixa de entrada e lê:

“Queremos te agradecer por todo o seu empenho em nosso processo seletivo. Sabemos que não foi fácil, e nós fizemos de tudo para que você pudesse ter a melhor experiência possível conosco.

Porém, sentimos muito em lhe dizer, mas o seu perfil não foi selecionado para essa posição.

Mas não desanime, seus dados permanecem em nosso banco de dados.”

Receber uma mensagem como essa não seria tão complicado assim se fosse a primeira. No entanto, essa, é mais uma das diversas que recebeu.

E o que surge nessa hora? Sensação de incapacidade? Tristeza? Angustia?Vontade de desistir? Tenho quase certeza que abrir um Email com esse, parece disparar um misto de emoções negativas. Mas nesse post, quero te ajudar a lidar com isso. 


Respire fundo

Parece algo simples, mas uma vez que nosso cérebro se alimenta de oxigênio, é muito importante em momentos de estresse e sentimentos negativos, respirar fundo para oxigenar o cérebro e relaxar , dessa maneira, poderemos pensar melhor acerca do assunto.

Se você está duvidando disso, puxe o ar e solte o ar profundamente por três vezes, e vê se não fica mais relaxado? 

Faça isso várias vezes ao dia, especialmente qundo se sentir estressado ou tenso, é uma boa também, fazer isso, antes da prova ou da entrevista de emprego.

Se respirar é o que nos mantêm vivos, respirar bem é o que nos ajudará a viver melhor.

Já fiz um post falando sobre isso, se você ainda não conferiu, pode dar uma olhada aqui 

 

Confronte o feedback

Aprendi algo, existe uma grande diferença entre o que aconteceu e o que eu sou de fato.

Não raro, permitimos que um acontecimento, uma causa, determine e molde quem nós somos.

O que o feedback negativo diz para você? Você precisa nessa mesma hora confrontar isso e se perguntar: será que um Email automático com 3 ou 4 parágrafos enviado por uma empresa que nem me conhece direito, tem o poder de determinar quem de fato eu sou? Você é muito mais do que um acontecimento. 

Isso pode até fazer parte da sua vida, mas não é a sua vida. 

Pense nisso!

Reafirme quem você é

Falar na hora errada é ruim, porém, acredito que ficar em silêncio em alguns momentos em que você deveria falar é pior ainda, um desses, é quando devido ao feedback negativo, os pensamentos ruins disparam sentimentos negativos.

 Sei que falar com a gente mesmo de vez em quando, é tido como “doideira” para alguns, no entanto, se não fizermos isso, permitimos que pessoas, circunstâncias e sentimentos ditem quem nós somos. 

E a grande realidade é que muitas pessoas acabam vivendo a vida de outras pessoas, simplesmente porque não assumiram a rédea de suas vidas. 

É interessante pensar, que somente você sabe quem de fato é  (ou se não sabe, deveria estar investindo em seu autoconhecimento).

 As pessoas, circunstâncias, fatos, só conhecem o que você revela para elas. Sendo assim, quem de fato é você? Quais as suas conquistas? No que você é bom?

Na hora que os sentimentos negativos devido a um feedback negativo tentar falar para você, grite de volta essas respostas para você mesmo.

Conclusão

Eu sei como é ruim receber feedbacks negativos, especialmente quando você tem tantas expectativas de pertencer a uma empresa que é apaixonado. 

No entanto, enquanto paramos para dar atenção e nos deixamos desanimar, podemos perder milhões de outras oportunidades.

Receber um NÃO de uma empresa não significa o fim do mundo, enquanto existir possibilidades de um sim, e de fato há.

 Converse com alguém que conseguiu o seu "sim" e talvez você note que o segredo foi que essa pessoa não desistiu.

Espero ter te ajudado com esse post. Hoje foi bem reflexivo né? Escreve  nos comentários como esse post te ajudou e como foi sua experiência praticando o que coloquei aqui (porque se você não praticar não vai adiantar de nada),  e compartilhe com seus amigos que estão buscando emprego.

Até a próxima!


Report publication
    010

    Recomended for you