Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como eu tirei 920 na redação do ENEM e você vai tirar também!

Como eu tirei 920 na redação do ENEM e você vai tirar também!
Thiago Costa Tinoco
Jan. 14 - 3 min read
030

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), está prestes a acontecer, e o bom desempenho na redação, é fundamental para conquistar a tão sonhada vaga na Faculdade.

Em 2019, fiz o ENEM pela primeira, e única vez, e assim como muitos, havia uma preocupação com a Redação. Pois, mesmo gostando de escrever, eu simplesmente não estava acostumado com textos dissertativos argumentativos, porém, com algumas dicas simples que compartilharei a seguir, eu consegui 920 na redação. Tenho certeza que se você aplicar tais dicas, conseguirá também um bom resultado.

 

Possíveis problemas e possíveis soluções

Sabendo que o texto dissertativo argumentativo, é composto de Introdução, desenvolvimento e conclusão, antes de começar a escrever a redação, é importante pensar sobre o tema, e tentar detectar 5 problemas.

 Isso te ajudará a selecionar 2 deles, para mencioná-los na Introdução e falar sobre eles nos parágrafos de desenvolvimento. 

Em seguida, você deverá encontrar 5 soluções para tais problemas, selecione as soluções dos 2 problemas que você havia escolhido anteriormente. Isso te ajudará a criar a proposta de intervenção no parágrafo final mais tarde.

 

Escolha uma “frase chave”

Todo o seu texto deve ser construído a partir de uma única frase, porém, não se trata de qualquer frase, mas de uma que se encaixe em qualquer tema. Ou como eu gosto de chamar, uma “frase chave”.

No meu caso, por exemplo, usei a famosa  frase do Poeta Modernista Carlos Drummond de Andrade: 

“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho…”

Então, sendo as “pedras” de Drummond, obstáculos e o “caminho” a trajetória de vida, tudo que precisei fazer foi mencionar os 2 problemas como esses “obstáculos” que precisavam ser removidos.

Vale ressaltar que, é importante escrever algo que “lembre” a frase em pelo menos um dos parágrafos de desenvolvimento, bem como terminar a redação com a mesma idéia. 

No meu próprio exemplo, citando Drummond, eu terminei da seguinte maneira: “... Desse modo, a pedra que impede a (o tema de 2019 foi “democratização do Cinema no Brasil” ) poderia removida.” 

Com isso, seu texto estará coeso (um dos critérios a serem avaliados na redação é a coesão textual), pois apresentará a mesma idéia, do início ao fim.

 

Leve alguns conectivos no “bolso”

Os conectivos, como o nome diz, servem para “conectar” todo o seu texto e deixá-los mais organizados. 

Especialmente nos parágrafos de desenvolvimento e conclusão, eles são muito importantes. 

Aprenda mais sobre os diversos tipos de conectivos e seu uso  Clicando aqui

 

Conclusão

Sei que o tempo para se preparar para o ENEM é bem curto, porém, não se desespere, se você chegou até aqui, com certeza possui uma estratégia para mandar bem na redação.

Não esqueça de deixar um comentário sobre como você se saiu no Exame e qualquer dúvida sobre esse conteúdo, escreva nos comentários.

Boa prova!

 


Report publication
    030

    Recomended for you