Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como a Técnica de Feynman pode te ajudar a aprender qualquer assunto que quiser?

Como a Técnica de Feynman pode te ajudar a aprender qualquer assunto que quiser?
Tamires Santos
Sep. 11 - 4 min read
010

 

O que mais sentimos hoje em dia é a dificuldade de entender assuntos complexos, principalmente, quando estamos na faculdade e ainda por cima precisamos fazer TCC. Parece que, quanto mais tentamos entender aquele assunto mais complicado ou difícil, menos entendemos. 

Se eu te disser que tem como aprender e até mesmo se tornar um especialista em qualquer assunto, o que você me diria? Talvez acredite ser improvável ou até mesmo bom demais para ser verdade.

O que posso te dizer, levando em consideração que até hoje assuntos ligados a matemática e física não entram em minha cabeça, é que vou colocar essa técnica em prática na minha vida e não podia deixar de repassar conhecimento. Então vamos lá entender melhor.

Richard Feynman foi um importante físico norte-americano, do século XX, que deu importantes contribuições para a Eletrodinâmica Quântica e tinha muita facilidade em explicar assuntos complexos de forma clara e fácil de entender, por isso, elaborou 4 passos para aprender qualquer coisa. 

Antes de enumerá-las citarei uma frase do próprio Feynman:

"Estude muito o que mais lhe interessa da maneira mais indisciplinada, irreverente e original possível"

 

 Passo 1 - Escolha um assunto

 

 

Não dá para conhecer profundamente várias assuntos de uma vez, é preciso foco, então escolha um assunto por vez. 

Coloque em uma folha de papel como título o assunto que deseja entender melhor e anote tudo o que já sabe sobre ele. Aproveite para usar e abusar de todos os meios para se aprofundar como: internet, livros, pessoas que são referência no assunto, etc. Adicione sempre a essa folha tudo o que você aprendeu e se lembre de escrever com termos simples, ou seja utilize vocabulário básico e use métodos de aprendizagem claras, como se estivesse escrevendo para uma criança. 

 

Passo 2 -  Ensine ou finja ensinar o assunto para uma criança

 

O importante mesmo é se preparar para ensinar a alguém, falar em voz alta, não importa se você tem um público ou não. O importante é explicar o assunto em termos de fácil compreensão. Assim, você ajusta o que entendeu até o momento e visualiza com facilidade o que ainda não tem clareza.

 

Passo 3 - Identifique as falhas na sua compreensão

 

 

Você já explicou o assunto a alguém, agora é o momento de analisar e corrigir os erros onde achar necessário. O que foi fácil de explicar não precisa ser estudado novamente, atente para o que não ficou claro e estude mais uma vez. A questão aqui não é memorizar, pois isso não é ter conhecimento, e sim aprender o conteúdo.

 

Passo 4 - Revise

 

Faça uma nova avaliação do que já escreveu até agora e certifique-se de estar usando as suas próprias palavras, assim você terá certeza de que está dominando o assunto. Não utilize termos ou expressões que leu nos livros e nos conteúdos que acessou, aproveite esse momento para buscar em sua mente novas palavras e aumente seu vocabulário mental. Cite exemplos e ilustrações que relacione e afirme as suas ideias. Por último, e não menos importante, leia em voz alta mais uma vez. Se ainda assim sentir que não tem total compreensão do assunto, significa que você ainda não o dominou, então revise e estude novamente para acabar com todas as suas dúvidas. Você vai realmente ter aprendido quando conseguir ensinar o assunto de maneira compreensível.

Tudo hoje depende do nosso real esforço. A mente humana é tão brilhante e  incrível que nenhum cientista consegue explicá-la em sua totalidade. Não se limite você pode muito, você pode mais.

 

 

 

 

 

 


Report publication
    010

    Recomended for you