Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como a ACP pode nos ajudar a gerar conexões?

Como a ACP pode nos ajudar a gerar conexões?
Tamires Santos
out. 5 - 3 min de leitura
000

Esse artigo tem como objetivo te fazer pensar.

Ouvimos falar muito sobre empatia e para não deixar os bons costumes, vou deixar aqui o significado dessa palavra tão importante.

Empatia é a Habilidade Socioemocional de se colocar no lugar do outro adotando sua perspectiva e compartilhando das mesmas emoções.

Estamos aí na geração tecnológica do networking onde é muito fácil conhecer pessoas novas e ter um bom engajamento, porém manter essas relações requer um comprometimento maior de nossa parte. Então no meio disso onde entra essa tal de ACP, o que é isso mesmo?

 

ACP é a Abordagem Centrada na Pessoa. Muito usada pelos terapeutas, foi desenvolvida por Carl Rogers, um psicólogo dos Estados Unidos, na década de 1940. 

Esse tipo de abordagem defendia a valorização da experiência do paciente com o objetivo de motivá-lo ao longo do processo terapêutico, mostrando empatia, o que foi uma evolução na época em que tais pacientes eram considerados indivíduos de comportamentos problemáticos, portanto, sem estrutura mental e emocional nenhuma para opinar em qualquer tratamento.  

Rogers elaborou esse modelo de terapia sob o entendimento de que cada pessoa tem capacidade e desejo de crescimento pessoal. Na percepção dele, o paciente sabia do seu problema e buscava resolvê-lo por meio da terapia. Então o terapeuta tem o desafio de aprender a reconhecer e confiar no potencial humano, ao fazer o uso da empatia  e ajudar o paciente a encontrar em si mesmo a resposta para suas angustias, problemas e medos. O desafio é fazer com que o paciente encontre a confiança que precisa dentro dele. Fazendo isso o próprio terapeuta chegava a um nível de conexão com ele.

Aqui não somos terapeutas, mas lidamos constantemente com nós mesmos e com outros. Temos a necessidade de manter conexões com outros, fomos criados com esse desejo natural e falando no lado profissional é extremamente importante. 

O objetivo da ACP é

  • Facilitar o crescimento e desenvolvimento pessoal;
  • Eliminar ou mitigar sentimentos de angústia;
  • Aumentar a autoestima;
  • Potencializar a abertura para experiências novas;
  • Aumentar a compreensão do cliente sobre si mesmo.

Nesse momento tente usar cada ponto desse para ajudar uma pessoa, seja aquela(e) que vai ser um diferencial na vida dela. Cada membro de uma empresa precisa praticar a empatia e reciprocidade e ainda mais, o famoso amor ÁGAPE.

Na nossa vida profissional tudo começa com a maneira como tratamos os outros e empatia gera reciprocidade. Aprenda a valorizar os outros, desenvolva sua curiosidade sobre desconhecidos, pratique a escuta ativa (atenta), suspenda seus julgamentos, esteja verdadeiramente presente na conversa, manifeste interesse no que o outro tem a dizer.

Pode ter certeza que essas dicas vão gerar boas conexões tanto no âmbito profissional quanto o pessoal.

Para terminar uma dica de livro que vai te fazer enxergar o outro e você mesmo de uma outra perspectiva :

  • Estruturas da Mente - a Teoria das Inteligências Múltiplas - Howard Gardner


 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você