Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Chega de adiar seus planos

Chega de adiar seus planos
Thaís Martins
Mar. 2 - 3 min read
000

Você é procrastinador?

Resumidamente, procrastinar é quando você adia as coisas que deveria estar focado em fazer agora, em troca de fazer algo mais agradável ou confortável pra você no momento.

Assim, a procrastinação ocorre quando existe um período significativo entre o momento em que a pessoa pretende executar o trabalho e o momento que ela executa de fato.

Um motivo para tomar essa atitude é que podem achar um determinado trabalho chato, desmotivante e tentar evitá-lo por causa disso. Na maioria das vezes o jeito de lidar com eles e terminá-los rapidamente, assim você poderá focar nos aspectos mais prazerosos de consciência tranquila.

O primeiro passo para controlar esse hábito destrutivo é reconhecer quando você começa a procrastinar. Dessa forma, você será capaz de entender porque isto acontece e então tomar as decisões necessárias para gerenciar melhor seu tempo e suas atividades.

Reconhecendo esse hábito, não significa que você conseguirá exterminá-lo do dia pra noite. Hábitos só deixam de ser hábitos quando você os deixa de praticar persistentemente, portanto você precisa fazer tudo para aumentar suas chances de vencer essa procrastinação.

Pegue um objetivo que você deseja realizar e quebre um passo inicial. Pequeno o suficiente, fácil o suficiente, de tal forma que, praticamente, seja impossível não realizar.

Encontrei alguns exemplos que batem muito com a nossa realidade:

  • Se você não tem o hábito de correr e deseja participar de uma corrida de 10 km, isso parece complicado. Então pergunte-se: O que – dentro da minha realidade – eu posso fazer nesse sentido que seja, praticamente, impossível de eu não realizar?  Pode ser caminhar 1km, correr 50 m, … é a sua realidade.
  • Se deseja fluência em inglês, o que seria impossível de não conseguir? Por exemplo, usar o Duolingo (app utilizado para aprender inglês) 5 minutos por dia ou quantos julgar necessário. Ou seguir um canal do Youtube de alguém que oferece técnicas inovadoras para aprender inglês, dedicando um tempo do seu dia para isso.
  • Se quiser ler um livro de 500 páginas. O que seria impossível de você não conseguir realizar? Por exemplo, ler um parágrafo!
  • Se tem dificuldade de gerenciar seu tempo e tarefas. Bem, a maioria absurda dos autores nessa área sugere que você defina pela manhã as 3 tarefas mais importantes de serem realizadas no seu dia, definindo a hora em que vai realizar cada uma delas. Seria um bom exemplo de algo que não teria como você não conseguir realizar? Ainda que definisse apenas 1 tarefa por dia. Então, faça o teste!

Te desafio - e me incluo nessa - a realizar alguma tarefa que você vem procrastinando a tempos. Tarefa, ligação, organização de algo relevante pra você, objetivo pessoal... O que você sempre diz que vai fazer e não faz! Até o final de 2O21 podemos adiantar e realizar muitas coisas em vários aspectos da nossa vida. 

Vamos tentar não deixar isso acontecer, pois se estamos deixando, provavelmente está procrastinando a muito tempo.

Combinado?! 

Até a próxima! 


Report publication
    000

    Recomended for you