Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Autocontrole como Ferramenta de Sucesso - Insights da Trilha de Aprendizagem

Autocontrole como Ferramenta de Sucesso - Insights da Trilha de Aprendizagem
Yasmin Ribeiro
Aug. 23 - 4 min read
000

Esse é o meu primeiro post na Comunidade do Estágio, e nada mais justo que começar refletindo sobre uma das habilidades mais discutidas durante a Trilha de Aprendizagem da AU, que concluí recentemente. E sim, eu estou me referindo à capacidade de Autocontrole.

O Autocontrole está ligado a forma como controlamos nossas próprias emoções e desejos, e pode ser entendida como uma peça chave no desenvolvimento da nossa relação intrapessoal (comunicação com nós mesmos). 

 

Mas o que é que Autocontrole tem a ver com sucesso?

      - Você já vai entender...

 

Com o avanço do mundo digital e a dependência das tecnologias - principalmente num cenário de confinamento como o que estamos vivendo hoje - tem se tornado cada vez mais comum vermos pessoas reclamando sobre ansiedade, medo e pânico. 

Essas emoções trazem sintomas como vergonha, nervosismo, dor, insônia, estresse, falta de ar, entre outras diversas reações físicas e psicológicas. Conviver com esses sintomas diariamente traz consequências diretas na produtividade do nosso trabalho e na qualidade da nossa vida de forma geral.

Por isso, o autocontrole tem sido uma importante ferramenta para alcançarmos o sucesso. Ter um bom autoconhecimento e exercer autocontrole sobre a sua mente, pode te ajudar a lidar com suas próprias emoções, diminuindo os sintomas negativos mencionados lá em cima.

 

Mas Yasmin, como eu posso desenvolver essa habilidade?

     - Bora lá!

 

Abaixo eu separei algumas dicas que eu aprendi na Trilha de Aprendizagem e ao longo da vida. Elas te ajudarão a desenvolver o lado intrapessoal da sua inteligência socioemocional - te ajudando num maior controle da sua mente:

 

1. Passe tudo para o Papel

Na nossa cabeça, os problemas aparentam ser maiores do que eles realmente são. Por isso, pratique o hábito de escrever sobre tudo aquilo que parece ser grande demais para controlar. Escreva sobre suas angústias, fraquezas, preocupações. Garanto que elas vão parecer menores, mais palpáveis e mais leves quando você puder visualizá-las fora da sua cabeça.

 

 2. Organize-se 

E é claro que as suas atividades e afazeres também vão para o “papel”. Explore ferramentas de gestão do seu tempo.

Algumas sugestões são o Google Calendar, Google Keep, Trello, Bullet Journal e inclusive, a antiga e tradicional Agenda.

Planejando suas atividades em mini metas diárias, você garante que vai dar conta de entregar os resultados, e ainda divide a carga de responsabilidade ao longo dos dias - o que vai ser muito importante para controlar a sua ansiedade.

 

3. Permita-se momentos off

Planeje momentos de distanciamento virtual. Utilize esse tempo para alimentar hábitos saudáveis de socialização, contato com a natureza, prática de atividades esportivas, leitura e descanso. Equilibrar lazer e trabalho não é somente importante, é essencial. Assim você incentiva sua criatividade e se mantém sempre motivado.

 

4. Foco na sua trajetória

Não há nada mais injusto e frustrante que comparar a nossa trajetória à do outro. Temos pontos de partida, fases, oportunidades, personalidades, limites e obstáculos diferentes. Se mantenha focado em ser melhor que as suas antigas versões - te garanto que vai ser mais eficiente e diminuirá sua ansiedade.

 

5. Leia sobre Autocontrole

Sem dúvidas, a leitura diária de livros sobre o assunto é um hábito que vai te agregar muito conhecimento. Alguns dos livros que eu recomendo são:

  •  Poder sem Limites - Tonny Robbins

  • O Poder do Hábito - Charles Duhigg

  • Ansiedade 2 - Autocontrole - Augusto Cury

6. Foco no Progresso 

Por último, mas não menos importante, pratique o hábito de viver o hoje. Procure encontrar satisfação no progresso. Comemore pequenas vitórias.

Lembre-se: O sucesso não deve ser o mais importante. 

_________


Essas são algumas dicas de exercícios diários que podem te ajudar a controlar sua a mente e a dirigir a sua própria vida. Se você também participou da Trilha de Aprendizagem, ou tem outra dica que possa incrementar essa discussão, comenta aqui! :)


 


Report publication
    000

    Recomended for you