Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como aprender a lidar com a ansiedade do "mundo profissional" com A lenda do sábio Oriental: Acredite, Tudo Passa!

Como aprender a lidar com a ansiedade do "mundo profissional" com A lenda do sábio Oriental: Acredite, Tudo Passa!
Cássia Custodio Barreto
mar. 27 - 3 min de leitura
010

Quando éramos crianças, não tínhamos muitas preocupações. Nossa maior preocupação era saber qual brincadeira iríamos brincar no parque ou como iríamos passar o fim de semana com a família. Vivíamos o presente, sem criar muita expectativa sobre o futuro. Mas quando nos tornamos adultos, as preocupações começam a nos sufocar.


As contas para pagar, o trabalho para conseguir, a família para cuidar... tudo parece tão pesado e complexo. É nesse momento que a ansiedade começa a se instalar em nossas vidas, e muitas vezes parece que ela nunca vai embora. Mas, permita-me contar-te uma parábola bastante antiga:


Certa vez, um sábio oriental presenteou o imperador com um livro que tinha apenas duas páginas:


"No momento mais triste da sua vida, leia a primeira página. No momento mais feliz, leia a segunda. O presente terá atingido seu objetivo. " Anos depois, um desastre abateu-se sobre o reino e o imperador lembrou-se do livro. Na primeira página, somente uma frase curta:


" VAI PASSAR. "


Com o espírito renovado, ele convocou seus conselheiros, pediu o apoio do povo e as dificuldades foram superadas, ao custo de muito trabalho e esforço. Mais tarde, o reino entrou num período de abundância e glórias. O imperador lembrou-se novamente do livro e foi direto à segunda página. Nela, uma única frase curta:


" VAI PASSAR. "


Moral da história: é importante lembrar que tudo passa, inclusive as coisas boas e devemos ter isso em mente: quando estiver passando por um período difícil, acedite que o amanhã pode ser melhor, que essa fase vai ser vencida. Mas, quando o tempo for de bençãos e realizações, mantenha a humildade, pois não sabemos o que acontecerá no futuro.


A vida é verdadeiramente uma roda gigante!!


Para além das mitologias, podemos encontrar algumas dicas práticas para aprendermos a lidar com a ansiedade, que pode ser uma grande inimiga do nosso crescimento social e profissional:


Primeiro, é preciso identificar os gatilhos que desencadeiam a ansiedade. Pode ser uma reunião importante no trabalho, uma conversa difícil com um membro da família, ou qualquer outra situação que nos deixe nervosos. Saber identificar esses gatilhos é o primeiro passo para controlar a ansiedade.


Além disso, é importante aprender a respirar fundo e relaxar. Muitas vezes, quando estamos ansiosos, nossa respiração fica curta e rápida, o que só aumenta a sensação de nervosismo. Por isso, é fundamental dedicar alguns minutos do dia para respirar fundo e se acalmar.


Por fim, é importante lembrar que não estamos sozinhos nessa jornada. Todos passamos por momentos de ansiedade em nossas vidas, e não há nada de errado nisso. Aprender a lidar com a ansiedade é um processo contínuo, e é importante ter paciência e não desistir. Acredite, tudo passa.


A ansiedade pode ser uma grande desafio em nossas vidas, mas com as ferramentas certas e uma atitude positiva, podemos aprender a controlá-la e viver uma vida mais equilibrada e feliz.


Por isso, toma um banho, conversa com Deus, chora, grita, lava o cabelo, põe um pijama, seu perfume favorito, faz brigadeiro, se preferir: pede um delivery, desliga o celular, assista um desenho animado, respire fundo, acalma o coração, pega um cobertor quentinho e fica bem. Vai Passar!! 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você