[ editar artigo]

Menos ansiedade e mais presença. Bora?

Menos ansiedade e mais presença. Bora?

Quem sofre de ansiedade sabe o quanto isso pode ser paralisador. E há até quem pense que isso não faz sentido. Afinal, como a pessoa pode estar ansiosa para fazer e realizar TUDO e acaba não realizando nada?

Bem, a psicologia explica e você pode achar essa explicação por aí. Não entrarei em pormenores mas é como se sua mente sofresse um bug. É tanta informação que seu windows xp é incapaz de processar pra seguir em frente 🤯

A famosa pane no sistema da Pitty. Segue o Salsicha desconfigurado para melhor exemplificação e compreensão de todos os leitores.

E se você se identificou até aqui, relaxa que eu não vim escrever pra você sair desse post e se sentir mal. Eu vim justamente trazer algumas maneiras de fazer com que a pane no sistema seja só a parte da música "admirável chip novo".

O melhor remédio pra ansiedade é o estado de presença, focar sua vida no agora. E às vezes isso parece impossível, eu sei.

Então pra começar, vamos falar do que precisamos abrir mão pra viver uma vida menos ansiosa e mais presente.

1) Chega de se comparar. Seja com os outros ou com a vida perfeita que você idealiza. Aceite quem você é e o que você tem hoje. Tente se alegrar com o que tem hoje, o que já conquistou e aprendeu. Não seja seu próprio carrasco.

2) Guarde suas ideias, compromissos e pensamentos aleatórios em um lugar que não seja a sua mente. Uma boa pedida é o Google Keep. É um aplicativo bem simples de notas e que te permite deixar tudo salvo na nuvem. Você pode separar suas notas por marcadores, fazer checklist e até acrescentar fotos nelas. Entre o notas do celular, o evernote e o Google Keep, fico com o último. Mas você deve testar, afinal, somos pessoas diferentes.

3) Faça coisas que te obriguem a estar no momento presente. O que funciona pra mim é atividade física. Principalmente coisas que pedem atenção, já que assim consigo focar no presente. Eu amo equitação, curto yoga, pilates e uma corridinha beeeeem de leve. Academia pode ser uma boa também, mas infelizmente sou hater de academia. Não me adaptei.

4) T-E-R-A-P-IA, eu tenho vontade de chacoalhar a pessoa que me diz que é ansiosa e não buscou ainda fazer terapia. Ah, digo isso daquelas que tem condições de fazer. E fica uma dica: às vezes fazer um plano de saúde laboratorial sai mais barato do que pagar as consultas no particular. E ainda tem algumas faculdades que oferecem consultas gratuitas ou a preço popular. Procura que tu acha!

5) Aceita que dói menos. Você não vai dar conta de tudo. Porque tudo é muita coisa. Então descubra o que realmente é importante pra você e aprenda a dizer não para o resto.

6) Tente meditação antes de dormir, te garanto que uma boa noite de sono vai facilitar com que sua cabeça fique menos acelerada no dia seguinte. Tem até umas guiadas lá na Netflix que são muito boas, basta você procurar por "Guia Para Dormir Melhor".  Testa aí e me conta! Mas não se cobre de se sentir uma monja na primeira noite. Só testa.

7) Quando sentir que seus pensamentos estão confusos, faça uma pausa e escreva (de preferência em papel) tudo que está vindo na sua mente. Não se preocupe em fazer sentido, só coloque pra fora. ✍🏼✍🏼✍🏼

8) A última dica que te dou são dois livros que me ajudaram a estar mais presente na vida. O primeiro e mais denso é "O Poder do Agora" do Eckhart Tolle e o segundo e mais leve se chama "As coisas que você só vê quando desacelera" de Haemin Sunim.

E se você quiser ir mais a fundo nesse papo com a gente e estar mais presente para melhorar seu desempenho profissional, te encontro lá na Jornada da Efetivação!

 

Essas são algumas coisas que funcionam comigo e espero que possam te ajudar a estar mais presente. Adorarei saber o que achou desse texto! E se tiver mais dicas, sinta-se em casa para compartilhar. 

 

Comunidade do Estágio
Ler conteúdo completo
Indicados para você