Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Autoconhecimento e sua influência na vida pessoal, carreira e motivação

Autoconhecimento e sua influência na vida pessoal, carreira e motivação
Francyne Marilia Firmes dos Santos
out. 31 - 4 min de leitura
1 Curtidas
0 Comentários
0

      Você realmente entende a importância do autoconhecimento? Conhecer a si mesmo não ocorre de uma hora para a outra. Na verdade, trata-se de um processo que perdura durante toda a vida de uma pessoa, uma vez que não somos seres estáticos - estamos constantemente crescendo e mudando. Desenvolver o autoconhecimento é crucial para que sejamos capazes de fazer boas escolhas tanto em âmbito pessoal quanto profissional e é sobre isso que vou falar neste artigo.

 

  • Vida pessoal:

      Quando nos conhecemos verdadeiramente, passamos a entender o que faz sentido para nós, ou seja, entendemos aquilo que realmente nos faz feliz e nos faz bem. O autoconhecimento nos capacita também a fazer boas escolhas e desenvolver nosso relacionamento interpessoal - inclusive ao ponto de nos permitir selecionar melhor amizades e nos cercar de pessoas que nos incentivem a desenvolver nosso potencial. Conhecer a si mesmo também nos permite aprender a lidar com as dificuldades da vida, frustração e fracasso de maneira saudável.

 

  • Carreira:

      Ter autoconhecimento é essencial para a tomada de decisões quanto a carreira, uma vez que quem o possui se torna qualificado para escolher trabalhar com algo que realmente o satisfaça pessoal e profissionalmente. Uma parcela expressiva das pessoas passa a maior parte de suas vidas no trabalho. Dessa forma, atuar profissionalmente naquilo que se gosta é crucial para aqueles que desejam ter uma boa qualidade de vida.

 

  • Motivação:

      Entender de onde vem sua motivação e como se manter motivado é um dos muitos benefícios trazidos pelo autoconhecimento. Ainda que existam fatores motivadores que são comuns a maioria das pessoas, há outros que são provenientes das particularidades de cada indivíduo. Entendê-los é muito importante não somente na busca pela produtividade, mas também para quem deseja satisfação pessoal e profissional.

      Agora que já falamos sobre a importância do autoconhecimento, vamos falar sobre algumas táticas que podemos usar para desenvolvê-lo: 

 

1- Feedback:

      Pedir feedback para pessoas que convivem com você em âmbito pessoal e profissional é uma boa opção para quem deseja investir no autoconhecimento, já que muitas vezes, não enxergamos certos aspectos de nosso comportamento e personalidade. Confronte a visão que os outros têm a seu respeito com a que você tem de si mesmo e reflita sobre o que você pode melhorar - mas não esqueça de desenvolver estratégias para fazer isso!

 

2- Se observe:

      Observe suas atitudes e sentimentos e reflita sobre eles! Durante o processo de autoconhecimento é muito importante buscar entender o que sentimos e como agimos. Muitas vezes isso nos leva a confrontar aspectos de nós mesmos que não gostamos o que pode ser - e provavelmente será - desconfortável. Não desanime, isso faz parte do processo!

 

3- Terapia e cursos:

      Fazer terapia é, com certeza, a ferramenta mais eficaz quando se trata de autoconhecimento. Por meio dela, torna-se possível conhecer muito sobre si mesmo em um espaço relativamente curto de tempo. Inclusive, eu já falei sobre terapia nesse artigo aqui: https://comunidadedoestagio.com/blog/setembro-amarelo-coisas-que-eu-aprendi-fazendo-terapia. Outra atividade que pode ajudar bastante na busca pelo autoconhecimento é investir em cursos sobre o tema.

 

      Dedique-se na busca pelo autoconhecimento, mas não se esqueça de ser gentil com você mesmo durante o processo!

 

      Até breve!

     


Denunciar publicação
1 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você