Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

As coisas que você só vê quando desacelera

As coisas que você só vê quando desacelera
Camila Araujo
Oct. 11 - 3 min read
040

Escrito pelo mestre zen-budista Haemin Sunim, as coisas que você só vê quando desacelera é importante para os dias atuais e para nós universitáries.

Ta corrido demais? Não consegue ver as coisas com clareza? Tira um tempo pra pisar no freio.

 

carro GIF

Sabemos que nosso dia é super corrido. Estágio, aulas da faculdade, Empresa Junior, curso aqui, curso ali, trabalhos para entregar, provas pra fazer, dar conta das extracurriculares, assistir palestras, ter um tempo pra família, namoro e os amigos, e tempo para você né, é claro.

O livro traz a ideia de que a forma como enxergamos o mundo é um reflexo do que se passa na nossa mente.

Aquilo em que a nossa mente presta atenção se torna o nosso mundo.

harry potter wow GIF

Apesar do turbilhão de informações que recebemos todos os dias não sabemos tudo o que acontece, sem contar que nem daríamos conta de tanta informação assim, então precisamos olhar o mundo com os olhos da nossa mente, assim saberemos o que estamos procurando e nossa mente vai se concentrar nisso.

É possível treinar a mente para aprendermos a escolher onde focar nossa atenção e então poderemos perceber o mundo de acordo com nosso estado mental. Para Haemin, quando nossa mente está alegre veremos o mundo de forma alegre, mas se ela está cheia de negatividade veremos o mundo de forma negativa e pesada.

Por exemplo:

Já perceberam que quando você fica muito tempo focade com as notícias ruins do jornal as coisas começam a ficar pesadas? Você começa a perder as esperanças no mundo? Parece que nada vai dar certo nesse país?

Por outro lado, se você tira o foco das notícias ruins e começa a acompanhar coisas boas e a focar no seu crescimento perceberá que as coisas vão ficar mais leves, você pode ver a vida por outro ângulo e focar no que realmente importa.

Claro que não tem como vermos tudo de forma positiva sempre, afinal somos seres humanos e não robôs. Então lá vem mais uma dica do livro: seja amigo das suas emoções. Quando estiver sentindo emoções negativas não tente controlar ou fugir dela, tente perceber e observar essa emoção isso vai te levar a entender melhor o que está acontecendo porque em vez de se deixar tomar pelo sentimento você vai se questionar sobre aquilo.

E quando estiver se sentindo muito sobrecarregade ou ocupade você pode descansar porque quando sua mente descansa o mundo também descansa. Quando você desacelera pode perceber com clareza seus sentimentos, relacionamentos, pensamentos, e então pode perceber a si mesmo para tomar melhores decisões.

Traga a sua mente para o momento presente e para o que realmente importa pra você. Isso ajudará a manter a calma em um mundo frenético. 

 


Report publication
    040

    Recomended for you