Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Antonin G. Sertillanges e os 4 tipos de leitura

Antonin G. Sertillanges e os 4 tipos de leitura
Lucas Costa Souza
Oct. 10 - 4 min read
020

Filósofo, teólogo e especialista nos estudos sobre São Tomás de Aquino,  Padre A. D. Sertillanges (1863-1948) em seu livro "A Vida Intelectual" nos revela os quatro principais tipos de leitura.


Sertillanges é uma das principais referências quando o assunto é educação clássica. A sua erudição para com os estudos filosóficos é consagrada e nos legou diversas sementes, como o livro "A Vida Intelectual."

Neste livro, já tratado brevemente em outros artigos, o clérigo desenvolve um planejamento de estudo. Em suma, efetua à risca o que se encontra de subtítulo do seu livro: "Seu espírito; suas condições; seus métodos."

Um dos vários tópicos abordados destina-se aos tipos de leitura e em como cada um destes tipos têm algum proveito a ser extraído. Para Sertillanges:

Lê-se para ter uma formação e ser alguém; lê-se em vista de alguma tarefa; lê-se como treinamento para o trabalho e para o bem; lê-se por ser uma distração.

 

Sendo assim, temos:

  1. Leituras fundamentais;
  2. Leituras ocasionais;
  3. Leituras de treinamento ou edificantes;
  4. Leituras relaxantes.

 

Cada tipo de leitura, por consequência, exercitará alguma das faculdades mentais abaixo:

  1. As leituras de fundo requerem docilidade;
  2. As leituras que aproveitam as oportunidades exigem bom domínio mental;
  3. As leituras de formação ou treino pedem empenho;
  4. As leituras para distrair-se dependem da liberdade.

 

Abordemos então estes tópicos de maneira mais precisa.

 

Leituras fundamentais

Quando estamos tratando de leituras fundamentais, isto é, leituras para nossa formação, devemos sempre nos deixar guiar pelo autor que estamos estudando. Jamais agir de forma resiliente. Guardemos os julgamentos para análise mais profundas após a conclusão da obra, e por ora, tomemos o autor como um guia que segura em nossas mãos e nos leva em direção ao caminho da sabedoria.

"Não se trata de se entregar às cegas, um espírito nobre não se acorrenta; mas como a arte de comandar só se aprende na obediência, também assim o domínio do pensamento só se obtém pela disciplina."
A. D. Sertillanges

 

O Padre ainda nos ressalta que se ninguém é infalível, o aluno o é ainda bem menos que o mestre. Para cada vez que ele pensar estar com a razão, outras vinte vezes a verdade lhe escapará

Por fim, ele explica a importância de se definir um mentor intelectual para uma vida de estudos.

 

Leituras ocasionais

São as leituras que visam o trabalho específico, também tidos como leituras de consulta. O autor conta a importância de se diferenciar uma leitura de consulta para uma leitura de estudo, pois, a consulta com o comportamento de estudo pode nos levar a perda de tempo, e inversamente, estudar com o comportamento de consulta pode fazer com que nos tomemos por mestres exclusivos e assim perder o benefício do estudo.

 

Leituras de treinamento ou edificantes

Já as leituras de treinamento são leituras que devem ser baseadas nas experiências de cada um, afinal, aquilo que deu certo para um há mais chances de dar certo para outro. 

É importante ter ao nosso alcance sempre alguns livros que nos estimule quando estivermos acossados pela depressão intelectual. Estes livros funcionarão como pilares em que você construirá o seu refúgio, onde jamais será perturbado. São livros que elevam o seu ânimo.

 

Leituras de repouso

A leitura de repouso exige uma acuidade menor, mais ainda é importante. Ela não pode ser demasiada fraca, visto que pode te relaxar demais ao ponto de te fazer abandonar a direção que estava seguindo, e inversamente, não pode ser uma leitura complicada ao ponto de te manter mentalmente cansado para o retorno do trabalho sério.

O ideal é escolher uma leitura consagrada e que te ajude de alguma maneira, seja te inspirando ou enriquecendo o espírito.



E eu vou ficando por aqui, galerinha. Os trabalhos da faculdade urgem e não posso me estender mais do que o planejado. :-) Deixa teu feedback aí embaixo e compartilhe nos grupos de estudo!
Fiquem com Deus.

#ColunistaOficialAU


Report publication
    020

    Recomended for you