Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você tem uma reserva de emergência?

Você tem uma reserva de emergência?
Matheus Fernandes
Sep. 28 - 4 min read
040

E aí, gente!

O assunto de hoje é… Dinheiro

Make It Rain Money GIF

Mais precisamente, falarei sobre uma regra básica e provavelmente a número um nos assuntos de investimentos, a reserva de emergência.

Para quem não sabe, a reserva de emergência é uma quantia em dinheiro que você utiliza para momentos de crise ou quando surgem situações repentinas, e é de extrema importância pois garante que você não vá a falência de uma hora pra outra.

Todas as pessoas precavidas tem esse dinheiro específico para quando ocorrem situações como um surto de doença que faça praticamente o mundo todo parar por alguns meses.

A pandemia mostrou a importância de se ter uma grana extra, até algumas lojas mais conhecidas foram à falência e outras quase fecharam por não terem uma reserva bem estruturada, o que é bem triste porque muitas pessoas nem tem conhecimento sobre isso, principalmente os pequenos empreendedores, ainda mais os mais velhos.

E para incentivar aos que não possuem, a começar a criar desde já, eu faço uma pergunta:

Se por algum motivo você não recebesse mais nenhum dinheiro pelos próximos 6 meses, você conseguiria se manter?

Isso é muito disseminado nas empresas, mesmo que nem todas tenham, e deveria ser mais incentivado nas pessoas. Parece bobeira deixar uma quantia grande de dinheiro guardado, mas é uma salvação para muitas pessoas.

Eu mesmo, no início do ano tive que sair do estágio, e não conseguia outro por causa da pandemia, só consegui me manter na faculdade pois tinha uma reserva de emergência, que acabou zerando mas foi extremamente importante e o que me salvou nesse período. Confia gente, salva mesmo!

Agora vamos lá, como eu faço essa reserva?

O ideal é que você pense em pelo menos 6 meses, calcule quanto você gasta em média por mês e depois é só “guardar” um valor suficiente para caso ocorra um problema nessa proporção de tempo.

Eu sei que não é fácil guardar um valor relativamente alto nesse ponto, mas nós somos jovens com visão de futuro, então é sempre bom pensar mais pra frente, e sempre dá pra economizar um dinheirinho que a gente gasta em alguma bobeira

Beleza, agora a reserva está feita, e agora? guardo no meu colchão?

The Office No GIF

Todas as pessoas envolvidas com investimento falam que é para colocar esse dinheiro pra girar, em investimentos que podem render um pouco, mas que você também possa retirar à qualquer momento sem ter que pagar taxas ou impostos.

Aí entra a poupança, tesouro direto, CDBs, alguns cartões que também rendem só de deixar o dinheiro na conta, como o nubank, eles características específicas que eu posso trazer em outro momento se vocês quiserem, ou vocês podem pesquisar na internet se for de interesse, tem diversos especialistas que trazem todos os detalhes desses investimentos.

Esse dinheiro guardado, além de trazer uma tranquilidade vai continuar multiplicando, pela rentabilidade dos investimentos, então você está lucrando só por ter um dinheiro guardado. Não é ótimo?! Além de ser o primeiro passo para a tão sonhada independência financeira!

Vou indicar alguns canais que falam sobre isso com uma linguagem simples e que todos possam entender: Nath Finanças, jovens de negócios, o primo rico, favelado investidor, Me Poupe!

Se não conhecem, espero que façam bom uso.

Vocês já tem alguma reserva de emergência sólida, estão construindo uma ou não faziam ideia da importância disso? Me contem aí nos comentários. Tamo junto!


Report publication
    040

    Recomended for you