Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Você sabe a diferença entre os serviços de carreira que temos disponíveis hoje? Descubra se precisa,aqui!

Você sabe a diferença entre os serviços de carreira que temos disponíveis hoje? Descubra se precisa,aqui!
Laís Santiago
jan. 28 - 6 min de leitura
030

 

Fala gente,tudo bem?

Vem crescendo bastante a quantidade de serviços voltados para carreira,seja para pessoa física ou jurídica. E devido a essa velocidade e quantidade de informações voltadas para esse nicho no mercado,acaba que confunde ainda muita gente,fora a quantidade de informações não condizentes com a verdade.

De certa maneira essa confusão acaba não permitindo as pessoas entenderem melhor, para escolher qual serviço é o ideal para elas e de acordo com o momento de carreira que vem passando.

E você, também fica sem entender o que cada um faz?

Ou acha que no fim, tudo é a mesma coisa?

                                                                          

 

Trouxe as definições que estão abaixo,pois vejo que a galera ainda tem muita dúvida e até mesmo receio em contratar, e devido a demanda ter crescido muito, automaticamente cresceu bastante a quantidade de profissionais formados.

E devido a ter várias formações por aí, muita das vezes nem conhecidas e sem base nenhuma teórica e nem prática ,acaba trazendo um afastamento  que se torna muito negativo.

Como resolver isso?

  • Pesquisando bastante a respeito desses profissionais que atuam com a técnica que você se interessou ou entende que é a que precisa no momento.
  • Conversar com amigos para saber se já tiveram experiências com esse tipo de serviço e como foi.
  • Seguir e acompanhar com frequência profissionais nas redes para entender como eles trabalham, a formação deles,os resultados e depoimentos que eles colocam nas redes.
  • Conversar de forma direta,marcar uma conversa para entender não só o que será oferecido,mas qual será o valor agregado na sua carreira e até aonde poderá chegar fechando o serviço. E não só focar no preço!
  • Entender o que será de sua responsabilidade e o que será da parte do profissional.
  • Checar quais dessas técnicas e formas de entregar o serviço tem  o potencial para causar a melhor transformação na sua vida ou carreira,se for o caso.
  • E não generalizar,pois, existem profissionais competentes , éticos,responsáveis ,com ótimas formações e acima de tudo comprometidos com a causa que você irá trazer como objetivo de carreira e assim te ajudar a construir esse caminho para alcançar o mesmo.

 

Baseado nas informações recentes que obtive na formação do método da Fabiana Abath (Consultora e Orientadora de Carreira) é que  venho através desse artigo, repassar como funciona:

 

  • Coaching  

Técnica aplicada com o objetivo de ajudar o cliente a atingir uma determinada meta. Baseado em perguntas para que o próprio cliente defina a solução. O foco é no resultado, previamente negociado.

O coach (treinador) é um facilitador do processo de aprendizagem. Ele não responde,não orienta. E sim, utiliza as perguntas para através delas facilitar o cliente a chegar no resultado.

Aqui o processo é centralizado nas perguntas,o coach não dá respostas!

No coaching é obrigatório o cliente sair com um plano de ação,o que não necessariamente poderá acontecer em outras técnicas.

Essa técnica ensina você a pescar.

 

  • Mentoria

É um processo de direcionamento executado por um profissional (mentor) com forte sustentação teórica e prática no tema. Obrigatoriamente, já está num nível mais elevado que seu cliente.

Diferente do coach ,o mentor diz o que o mentorado precisa fazer. Ele dita o caminho e transfere o conhecimento,pois ele já fez  e obteve bons resultados.

 O manejo é baseado em direcionamento. A solução é dada pelo mentor. O foco é no alcance de resultados objetivos, previamente negociados.

Na mentoria ,irá aprender como e o que precisa ser feito.

 

  • Consultoria

É um processo “cirúrgico” e focal, executado por um profissional (consultor) com forte sustentação teórica e prática na demanda do cliente.  Obrigatoriamente, detém conhecimentos que o cliente não detém.

O consultor dita e executa (total ou parcialmente) o caminho. Pois, aqui o cliente o contrata, para fazer para ele.

O manejo é baseado na tríade diagnóstico – solução - entrega. A solução é desenhada e entregue pelo consultor. O foco é desenhar a solução para o cliente, de problemas previamente definidos.

Na consultoria, você irá contratar alguém para fazer.

 

  • Aconselhamento

Ele vem de um termo em inglês Counseling.

Facilitar o crescimento do indivíduo, ao invés de resolver problemas específicos.

O foco aqui é no crescimento e desenvolvimento e não especificamente na resolução do problema. É dar maior autonomia e liberdade para aquele que busca ajuda.

O conselheiro é um facilitador do processo de crescimento (pessoal e/ou profissional).

O manejo é baseado em técnicas psicológicas para acolhimento, autoaceitação, consciência, inteligência emocional, etc.

 No aconselhamento ,você irá despertar novos pontos de vista.

 

Observações:

O coach não precisa ter tido determinada experiência para trabalhar com coaching, já o mentor é necessário que ele tenha a vivência e a sustentação teórica para mentorar.

Na consultoria o foco não é autoconhecimento e nem reflexão e sim resolver problemas,por isso que vemos,por exemplo, muito a consultoria voltada para recolocação profissional,justamente para colocar o cliente de volta ao mercado de trabalho. Aqui você desenha a solução para o cliente.

No aconselhamento o cliente é ajudado a tomar consciência do que está acontecendo e se fortalecer emocionalmente para tomar boas decisões. É trabalhado o autoconhecimento para que o mesmo tenha clareza dos motivos por de  trás das escolhas,sejam elas quais forem.

 

#Atenção!!

As definições servem para qualquer nicho,aqui trouxe o de carreira,mas para outros tipos ,essas explicações também servirão. São conceitos neutros que sendo cliente ou sendo profissional, que fornece esse tipo de serviço,precisa saber!

Entendendo que precisa,mesmo ainda com dúvidas,simplesmente procure um profissional para que as mesmas possam ser sanadas e passe a entender melhor se o tipo de serviço que você procura irá atender ou não seus objetivos.

Os profissionais saberão te escutar e entender sua demanda.

 

Inté...

 

 

 

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você