[ editar artigo]

Você quer ser bem-sucedido? Então você pode estar lendo errado!

Você quer ser bem-sucedido? Então você pode estar lendo errado!

 

Quando eu era pequeno, não conseguia entender porque as pessoas liam diferentes gêneros da literatura, mesmo que não gostassem muito do gênero, considerassem o livro chato ou sem graça, ou simplesmente desinteressante. Sinceramente, eu considerava que essas pessoas estavam “perdendo tempo”.

Conforme fui crescendo, fui sentindo cada vez mais uma carência de um maior conhecimento, eu sempre ouvia falar que os livros ampliam suas habilidades e te fazem se tornar um leitor mais crítico, então eu lia, lia e lia, mas não sabia o que havia de errado, eu não me sentia “evoluindo”.

 

Mas então eu li um sistema de leitura que prometia te tornar um “bom leitor”, traduzindo: esse sistema prometia exatamente o que eu queria para mim.

 

Você conhece o Bruno Crispim? Ele é um escritor que também trabalha com conteúdos para quem almeja melhorar suas habilidades, tanto de leitor quanto de autor. Você consegue encontrá-lo no Wattpad, Instagram, etc… E foi com esse sistema que eu comecei a “evoluir” como leitor.

 

O sistema dos 100 livros

 

Bruno promete que, depois de passar por esse sistema, você com certeza vai se tornar um leitor melhor, aquilo tudo que eu falei lá em cima, um leitor com maior senso crítico, um catálogo de conhecimento mais amplo e diverso, etc.

 

Passo 1: Leia 20 livros. Qualquer um, de qualquer qualidade ou tamanho. Gostando ou não, termine todos.

 

Passo 2: Leia 20 livros do gênero que você quer escrever. Gostando ou não, termine todos.

 

Passo 3: Leia 15 livros de gêneros que você não é atraído. Os mais variáveis possíveis. Gostando ou não, termine todos.

 

Passo 4: Leia 10 livros de contos, poesias, crônica e não-ficção. Pelo menos dois de cada tipo. Gostando ou não, termine todos.

 

Passo 5: Leia 10 livros intercalando clássicos e contemporâneos. Gostando ou não, termine todos.

 

Passo 6: Leia 10 livros que você acha que não vai gostar. Gostando ou não, termine todos.

 

Passo 7: Termine mais 10 livros do gênero que você quer escrever. Gostando ou não, termine todos.

 

Passo 8: Leia 5 livros pela segunda vez. Termine todos.

 

Minha experiência: Ainda não terminei o sistema, mas já sinto grandes diferenças em mim, é um método que realmente funciona. Eu não sigo engessadamente os passo a passos, vou lendo de forma mais tranquila e depois anoto qual passo o meu livro se encaixou. E se você não for escritor, for apenas leitor, faça mesmo assim todos os passos, de qualquer forma isso agrega ao seu portfólio!

 

Então é isso, pessoal, espero que essa dica ajude vocês como tem me ajudado incrivelmente!

 

Pra quem quiser seguir o Bruno no Instagram, o user é @brcrispim!


 

                                                                                                                           - Para Fernanda Tavares

 

Comunidade do Estágio
Leandro Tavares
Leandro Tavares Seguir

Olá! Sou aluno de Produção Editorial - Comunicação Social na UFRJ e agora Colunista Oficial! Sou escritor e meu sonho é viver dos meus livros. Amo ler livros, ver séries e filmes e sempre melhorar, minhas colunas serão sobre isso. Espero que gostem!

Ler conteúdo completo
Indicados para você