Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você Está Preparado Para o Mercado de Trabalho?

Você Está Preparado Para o Mercado de Trabalho?
Andreza Barroco
Oct. 15 - 2 min read
020

Nós, colunistas, temos uma brincadeira em que dizemos: Fala qualquer coisa que nós fazemos um textão. Dessa vez, não é diferente.

Outro dia, durante uma conversa com um amigo, estava me preparando para tirar todas as dúvidas que eu ainda poderia ter sobre mercado de trabalho e qual é o gosto de ser engenheiro mecânico, afinal, estou louca para poder ter contato com a área.

Para minha surpresa, pasmem, ele disse que, se estivesse entrando hoje na faculdade, não faria Engenharia Mecânica.

A parte insegura de mim, gritou. Já comecei a repensar várias decisões e deixei de lado tudo que ainda queria perguntar, preferi entender o problema sob a visão dele. Eis aqui o fato exposto:


Ele disse não saber como seria o mercado de trabalho, não tinha noção sobre especializações, qualificações, salário, nada disso.


Nesse momento, acabei me tranquilizando um pouco, eu sabia um pouquinho sobre essas coisas. Não porque alguém me ensinou, mas porque eu tenho um jeitinho “intrometido” de perguntar essas coisas aos professores e colegas de profissão.
Nem todos são assim, nem todos chegam numa entrevista e pensam em perguntar como o recrutador chegou até ali e quais desafios teve. Menos ainda, você pede algum tipo de indicação de livros.
Para minha sorte, tive matérias que apontaram algumas coisas sobre mercado de trabalho. Planejamento de Carreira e Sucesso parecia bobo no início da faculdade, primeiro período você nem entende bem o que está fazendo. Ainda acredito que esta matéria deveria ser ofertada nos últimos períodos.
Além disso, acompanhar dicas sobre como explorar as habilidades, melhorar hard e soft skills, o que procurar, onde procurar e saber como procurar, olhar especializações e pensar sobre quais seriam melhores.
Entretanto, a questão é: Você se sente preparado para sair da faculdade agora e entrar no mercado de trabalho?
Mas, assim, desse jeito. Sem que você faça as pesquisas acima citadas.
Pense na ideia de pegar seu diploma agora e começar a trabalhar, você acha que está preparado?

No momento, mesmo com tudo que ouvi, aprendi, absorvi e pesquisei, não sei se estou extremamente preparada para o mercado de trabalho.

Quando eu estiver lá, volto aqui e conto para vocês sobre essa experiência.

Com isso, peço que comentem aqui suas experiências e que possamos trocá-las a ponto de que possamos ajudar o próximo


Report publication
    020

    Recomended for you