[ editar artigo]

"Você é muito temperamental!"

Olá leitores, espero que esteja tudo bem com vocês! No artigo de hoje, vamos falar sobre os quatro tipos de temperamentos: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico. O temperamento é um traço da nossa personalidade que aponta nossas particularidades e comportamentos.

O primeiro estudioso a criar uma teoria para explicar o temperamento humano foi Hipócrates – considerado o pai da Medicina. Desde então, o temperamento se tornou objeto de estudo de várias áreas da ciência, como a Psicologia, Psicanálise e a Filosofia.

Para a ciência, o temperamento nada mais é que um conjunto de tendências e características que determinam comportamento do indivíduo. Esqueça TUDO o que você já ouviu falar sobre signos e suas características astrológicas! Com base no temperamento – que para muitos estudiosos, é algo inato – é que cada ser humano tem sua percepção do mundo, desenvolve habilidades e cria seus próprios valores.


Os quatro tipos de temperamentos

Colérico - Pessoas que possuem este tipo de temperamento costumam ser bastante explosivas e a liderança é um de seus pontos fortes. Quem possui temperamento colérico tem muita energia e uma grande facilidade para trabalhar com planejamentos. Além disso, são indivíduos que lidam com as mais diversas situações da vida de maneira prática, são ambiciosas e podem ser dominadoras. Quem tem este tipo de temperamento pode ser impaciente e intolerante. Estes são os principais pontos que precisam ser trabalhados.

 Sanguíneo - Quem possui este tipo de temperamento não sabe o que é passar sem ser notado. As pessoas com temperamento sanguíneo são muito extrovertidas e falam bem, principalmente para grandes públicos. Por serem comunicadores natos, quem pertence a esse grupo gesticula exageradamente enquanto conversa e consegue se adaptar com facilidade às mais diversas situações. Pessoas com temperamento sanguíneo são bastante otimistas e sensíveis. Porém, vale ressaltar que essas pessoas têm o hábito de exagerar em suas falas, além de serem impulsivas. Tais pontos – impulsividade e exagero – precisam de uma melhor atenção por parte dos sanguíneos.

Fleumático - Sabe como reconhecer uma pessoa com temperamento fleumático? Pela sua doçura e paciência. Estas são as maiores características de quem possui este tipo de comportamento. Além disso, pessoas com temperamento fleumático são excelentes observadores e preferem ter uma vida pautada por rotina. Ambientes silenciosos para quem possui o temperamento fleumático são verdadeiros paraísos. Alguns pontos que precisam ser trabalhados por pessoas que tem este perfil de temperamento: indecisão, falta de flexibilidade e resistência a críticas.

Melancólico - Timidez, solidão e pessimismo. Estas são as principais características de quem tem o temperamento melancólico. Com a sensibilidade bastante intensa, pessoas com este tipo de temperamento costumam ser introvertidas e tendem a esconder seus próprios sentimentos. Além disso, indivíduos com temperamento melancólico preferem trabalhar com funções que possam ser exercidas individualmente. Um dos pontos fortes de quem tem o temperamento melancólico é a sua lealdade. Porém, o pessimismo é algo muito forte em quem possui este temperamento e é um dos principais pontos que precisa ser trabalhado.


E aí, conseguiu identificar qual é o seu? Vou deixar uma tabelinha com as principais qualidades e defeitos, certamente, vai te ajudar a identificar o seu tipo de temperamento... Eu sou TODA sanguínea com colérica, que Deus continue me ajudando a trabalhar e melhorar meus defeitos! Rs.

Gostou? Vou deixar o link para você fazer um teste do seu temperamento, caso ainda esteja com dúvidas sobre qual é o seu:

https://educamais.com/teste-de-temperamento/

Beijos galera, boa semana e fiquem com Deus!

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".

1 Samuel 16:7

 

Comunidade do Estágio
Ana Carla Gouveia
Ana Carla Gouveia Seguir

Administradora que estuda Pedagogia na UERJ. Aquela professora que é tia sim; conhecida por fazer mil coisas ao mesmo tempo... As vezes Carla, sempre Ana! ✅

Ler conteúdo completo
Indicados para você