[ editar artigo]

Você colabora ou coopera ?

Você colabora ou coopera ?

 

Falem comigoo!

E aí, tranquilo? Espero que sim!

Esse artigo vem compartilhar o seguinte : Divergências no uso das palavras colaboração e cooperação.

E  para você, elas são palavras de significados próximos, distantes ou depende do contexto ?

As duas são soft skills importantes, por estarem interconectadas com uma outra skill, hoje em dia  muito solicitada pelas organizações, o trabalho em equipe que está atrelado as relações interpessoais .

E devido sempre está estudando a respeito de habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho, ou para determinadas áreas, eu percebi que têm algumas pessoas que discordam do sentido dicionarizado, por exemplo.

Então resolvi trazer o que encontrei nas minhas pesquisas .Vamos lá...

Se tratando do que temos no dicionário Michaelis:

Ato ou efeito de colaborar, de trabalhar em conjunto; cooperação, ajuda.

Prestação de auxílio para um fim comum; colaboração, solidariedade.

Baseadas nessas definições clássicas e mais conhecidas, já conseguimos entender que existe uma sutil diferença que passa batida perante os olhos de muitos.

Conseguiu perceber? 

Compartilha o seu entendimento comigo nos comentários, te espero lá!

                                                                       

Agora, quando procuramos a respeito da diferença entre elas no Google, aí o negócio já muda de figura. E fica mais interessante .

Passamos a ter os principais retornos, como citado abaixo, e que está no site Siteware (clique aqui),se quiser saber mais.

Ser colaborativo envolve mais do que apenas compartilhar informações e estar presente em reuniões, isso é cooperação.

A colaboração acontece, de fato, quando todos os funcionários-chave da empresa estão envolvidos no processo de criação de um produto, melhoria de um processo ou na solução de um problema. Compartilhando seus pontos de vista, conhecimentos, agendas e, mais importante, se preocupando com o resultado para a empresa como um todo. E não apenas com entregar sua parte, deixando que outro tome conta do resto do processo.

Um projeto realmente colaborativo é aquele que não pertence a um gestor e sim a todos os funcionários da empresa.

Outro trazendo a seguinte perspectiva, conforme site Medium:

Cooperação não há uma premissa de ter objetivos comuns, mas existe clareza do que se espera entre as partes. Pode ser que a Cooperação aconteça por uma obrigação de processos organizacionais; por definições de papéis com responsabilidades bem definidas; ou, até mesmo, por benefícios mútuos.

Já na Colaboração se dá de forma orgânica e espontânea. Nesta modalidade, não há um foco em se definir responsabilidades e sim no atingimento de um objetivo. Aliás, a participação de todos acaba sendo bastante fluida, devido à natureza incerta do problema e da solução.

Quer saber mais clique aqui. Esse artigo traz uma visão organizacional diferente também  e ainda estamos falando de colaboração e cooperação, por incrível que pareça!

A questão é: Depois de ler e entender o assunto um pouco mais, você se acha uma pessoa  mais colaborativa ou cooperativa ?

                                                                      

 

Inté...

 

#sempretorcendopornoiz

 

 

 

 

 

 

Comunidade do Estágio
Laís Santiago
Laís Santiago Seguir

Sou estudante de Administração e Orientação de Carreira | Apaixonada por Desenvolvimento Humano | treinar,orientar, acreditar e aprender me encantam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você