Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Uma aula sobre empreendedorismo com o clube das babás.

Uma aula sobre empreendedorismo com o clube das babás.
Elen Cristina
ago. 28 - 6 min de leitura
050

Clube das babas é uma saga literária de Ann M. Martin, que faz muito sucesso nos EUA desde a década de 80 (muitooooo tempo hein) ao longo dos anos teve duas oportunidades de adaptação: a primeira pela HBO, uma série com apenas 13 episódios, e uma adaptação para o cinema. Agora anos depois está sendo adaptada pela gigante dos Streaming a Netflix.
 

Sinopse da série: cinco melhores amigas adolescentes com idades entre 11 – 13 anos decidem criar sua própria agência de babás. Além de oferecerem muita diversão a seus clientes, elas precisam lidar com os desafios de administrar um empreendimento durante uma época tão conturbada da vida.

AVISO: Prometo tentar falar sobre a série sem dá muito spoiler! 😝😝

A série mostra o início da criação de uma empresa, quando a mãe da Kristy uma das personagens principais precisa de uma babá, e encontra dificuldades para conseguir uma para cuidar do seu irmão. As babás não estavam disponíveis ou cobravam um valor acima do que ela esperava, então no meio do jantar Kristiy tem um insight(ideia) de montar um negócio, um clube de babás e convidar suas ‘’ amigas’’ para participar.   
Então tudo começa, e a princípio elas entram no negócio com um objetivo em comum, veem uma oportunidade de ganhar muito dinheiro e ficarem ricas (fofas demais). Elas começam a montar o seu plano de negócios e estratégias para o clube. Primeiro de tudo elas trabalham a organização do clube, fazem uma primeira reunião e decidem os dias que vão se encontrar além de fazer a divisão de tarefas e uma descrição de seus cargos:

  • 1 Kristy: Ela é a líder/ criadora do clube das babás, também responsável pela organização.
  • 2 Mariane: Secretaria do clube, cuida da organização e de todos os outros detalhes importantes, como a ATA das reuniões.
  • 3 Stacey: Responsável por todo o planejamento estratégico;
  • 4 Claudia: Responsável pelo marketing, criação da marca, e vice-presidente do clube.
  • 5- Dawn: Ela aparece no meio da serie e não fica muito claro qual o papel dela no clube, A principio ela entra para o clube em fase de testes, então  acredito  que na 2 temporada vão detalhar mais.

Depois de todas saberem qual área é responsável, chegou a hora de divulgar o trabalho e conquistar clientes, então elas preparam cartazes, panfletos e vão distribuir pelo bairro. Mais todo mundo sabe que o início de um negócio não e fácil, os primeiros clientes são as pessoas da família ou pessoas próximas. Elas começam a ficar desanimadas, e em um belo dia tudo muda depois de serem bem recomendadas por um dos seus clientes e assim o negócio começa a dar certo. Mostra o poder que a divulgação boca-boca tem.


Toda empresa passa por altos e baixos e com elas não foi diferente, um dos seus primeiros desafios é ter que lidar com a concorrência e procurar meios de como se destacar. Logo no início elas passam por um grande desafio, surge outro grupo de babas no bairro que oferece o mesmo serviço que elas mais possuem alguns,diferenciais: usam uma divulgação inovadora (mídias sociais, brindes, balões, tem carro próprio), são mais velhas e podem ficar até tarde ou dormir na casa dos clientes, coisa que elas não podem. Com isso elas começam a perder clientes e voltam para estaca zero. Claro que elas ficaram com muita raiva e tristes por perderem seus clientes que foi uma coisa que elas lutaram para conseguir, então elas usam esse momento para estudar e ver no que podem melhorar, e começam a traçar novas estratégias e conseguir os clientes de volta e também novos. Uma das novas estratégias que elas usam é levar jogos educativos quando forem cuidar de alguma criança, assim mostram que mesmo sendo novas, possuem responsabilidade e mostram que se importam com os seus clientes. (Acontece algumas coisas nesse período e elas conseguem os clientes de volta, não vou falar muito se não é spoiler). Elas passam por vários perrengues com a empresa e sempre tentam lidar da melhor forma possível e sempre sendo muito profissionais (gente acontece cada coisa com elas e mesmo assim elas não desistem). 

Outro problema que elas enfrentam é com a Kristy, pois ela possui uma personalidade muito forte e quer mandar/ controlar tudo e todos, e com isso faz com que ela erre tanto no trabalho como com as amigas.  Depois de refletir ela entende que suas ações não foram legais e assume o erro, buscando melhorar. Isso é uma das lições que a série passa que é ter maturidade e visão empreendedora, de que não é passando por cima dos seus erros e sendo egoísta que você vai crescer. Devemos aprender a ter humildade e assumir os nossos erros e melhorar com eles. E assim o seu trabalho será melhor.

O clube das babás, vai muito além do negócio que elas montaram, é uma série leve e divertida para toda família, que além de falar sobre como é empreender, fala muito sobre amizade e o crescimento/evolução delas. É impossível não se apegar a elas durante a série. A série também aborda alguns assuntos relevantes como: relação familiar, inseguranças, auto estima, ativismo, transsexualidade. Essa é aquele tipo de série que você devora em um dia e acaba num piscar de olhos e também deixa o coração quentinho. Não sei se vai ter uma 2 temporadas mais eu espero que sim, pois quero ver como elas vão lidar com novos problemas que vão surgir pela frente. ❤


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você