Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

STAR – A metodologia capaz de te ajudar nos processos seletivos

STAR – A metodologia capaz de te ajudar nos processos seletivos
Eduarda Cavalcante
Sep. 22 - 2 min read
020

Você já ficou em dúvida sobre como responder as perguntas realizadas nos questionários e nas entrevistas dos processos seletivos?

Quem nunca, né?!

Por isso, irei te apresentar uma metodologia que auxilia na estruturação dessas respostas.

O STAR não significa estrela, mas mesmo assim essa técnica vai te ajudar a brilhar nas entrevistas!

A sigla significa: 

Para explicar melhor esses tópicos, vamos considerar o exemplo "Qual foi o maior desafio que você já vivenciou?", pergunta bastante comum nos processos seletivos.

  • SITUAÇÃO
    Descreva, com detalhes o suficiente, qual foi a situação mais desafiadora que você já enfrentou. Lembre-se das quatro perguntas cruciais: onde? (o lugar), quando? (o tempo), quem? (o agente) e por que? (o motivo). Caso você esteja em busca da sua primeira oportunidade profissional, cite alguma situação que pode ter ocorrido enquanto você fazia atividades extracurriculares ou até mesmo na faculdade.
     

  • TAREFA
    Agora cite qual era, exatamente, o seu papel diante desse problema. Descreva todas as suas responsabilidades e os obstáculos que surgiram e te desafiaram a encontrar uma solução para essa situação.
     

  • AÇÕES
    Descreva quais foram as atitudes que você precisou tomar e as suas contribuições para que a situação fosse resolvida. Especifique bem qual foi o caminho que você precisou percorrer para chegar até essas ações, não se esqueça dos detalhes!
     

  • RESULTADOS
    Cite quais foram os resultados obtidos das ações que você realizou e quais aprendizados que você adquiriu nesse processo. Se for possível, metrifique seus resultados e os apresente, e caso você tenha recebido um ou mais feedbacks, cite-o(s) também! É nessa etapa que o recrutador irá avaliar o valor das suas ações.

Treine bastante essa metodologia, especialmente com aquelas perguntas mais comuns nos processos seletivos. O treino irá te ajudar a estruturar rapidamente uma resposta, mas sem deixar com que ela seja detalhada e objetiva. 

Com certeza o(a) recrutador(a) vai se amarrar!

Outras postagens da autora:
3 lições que podemos aprender com HOMECOMING - A film by Beyoncé
Insegurança e processo seletivo: o quanto ela te afeta?

 


Report publication
    020

    Recomended for you