Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Ser Jovem Aprendiz é uma boa oportunidade de ingresso ao mercado de trabalho?

Ser Jovem Aprendiz é uma boa oportunidade de ingresso ao mercado de trabalho?
Helen Karen Souza
Aug. 5 - 3 min read
030

O programa Aprendiz Legal é uma ótima oportunidade para quem quer ter sua primeira experiência de trabalho! 
O Programa baseia-se na Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), o objetivo do mesmo é proporcionar o desenvolvimentos de habilidades para que os jovens saibam encarar os desafios da vida pessoal e profissional.

O programa é bem abrangente, engloba jovens de 14 à 24 anos, desde que frequentem o ensino regular ou já tenham terminado o mesmo. Outro ponto legal é que universitários também podem fazer parte, visto que cumpram os requisitos.

A carga horária de trabalho de um jovem aprendiz é bem flexível. A duração da jornada de trabalho varia entre 4 à 6 horas diárias. 

O contrato do aprendiz é um contrato especial de trabalho, mas é registrado na carteira e com os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. A atuação do aprendiz pode durar de 11 à 23 meses, dependendo da área e da carga horária solicitada pela empresa.

Dentro do programa, os jovens podem exercer funções em diversas áreas, tais como:

  • Auxiliar de Alimentação;
  • Auxiliar de Produção Industrial;
  • Comércio e Varejo;
  • Logística;
  • Ocupações Administrativas; 
  • Práticas Bancárias; 
  • Telemática;
  • Telesserviços;
  • Turismo e Hospitalidade.

A remuneração de um aprendiz é de pelo menos o salário mínimo por hora, que é de R$4,75.

Para fazer parte do programa, o jovem deve se informar com a instituição parceira que implementa o Aprendiz Legal em seu estado. As divulgações das vagas são feitas principalmente nas mídias sociais.

As empresas que aderem ao programa da aprendizagem ganham incentivos fiscais na contratação de aprendizes. As mesmas pagam 2% de FGTS para o jovem por mês, em vez de 8% para os trabalhadores comum e não têm multa de 40% do FGTS em caso de demissão.


Minha Experiência como Jovem Aprendiz:

Eu fui jovem aprendiz em 2018 na Hyundai Heavy Industries Brasil(HHIB) na área de engenharia exercendo a função administrativa.
A Hyundai é uma empresa coreana especializada na fabricação de equipamentos de construção, como máquinas pesadas e empilhadeiras.

Meu processo seletivo foi um pouco tenso. Conforme a recrutadora ia lendo meu currículo ela ia me perguntando sobre os cursos que realizei, até que então ela fala: "Now, we'll speak in english". Na hora me deu um branco em tudo o que eu aprendi em anos de curso, mas no final de tudo certo!

Na minha primeira semana como contratada mais uma missão: falar com o diretor(coreano) que fala um inglês 'diferenciado', minhas mão suavam, mas mais uma vez: tudo seguiu bem!

Foi com esse lema de superar desafios que segui meus 18 meses na HHIB. Foi uma experiência muito enriquecedora. 
Foi como jovem aprendiz que descobri o que é a engenharia, e então me apaixonei pela área e decidi cursar engenharia mecânica.

Eu aprendi muito nesses 18 meses, aprendi a como enviar um e-mail formal, como me dirigir ao meu líder, como fazer relatório/apresentação/planilhas, como se portar durante reuniões, como me comunicar 'corporativamente' em inglês, trabalhar em equipe.... Aprendi demais! 

Na minha opinião tudo mundo tinha que ser aprendiz uma vez na vida! :D

E você que leu até aqui, já foi aprendiz? Como foi sua experiência?

 


Report publication
    030

    Recomended for you