Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

SARTRE! O HOMEM É RADICALMENTE LIVRE PARA ESCOLHER.

SARTRE! O HOMEM É RADICALMENTE LIVRE PARA ESCOLHER.
Jefferson Felipe A Jesus
Dec. 2 - 2 min read
000

Sartre foi o principal divulgador do existencialismo na França fazendo com que essa corrente saísse das paredes acadêmicas e caísse no gosto da grande massa.

Se tornou super popular e seu enterro foi parecido com o enterro de um jogador de futebol, reunindo milhares de pessoas. Além disso, ele foi um dos mais importantes pensadores do século XX.

CONHECENDO UM POUCO MAIS

Jean Paul Sartre era Francês, órfão de pai, e aos 19 anos ingressou no curso de filosofia na "Escola normal Superior" Foi professor, e foi o principal disseminador da teoria de existencialista de Husserl na França.

O existencialismo se tornou muito popular naquela época lá na França devido a essa disseminação e podemos compara-lo a grosso modo com o futebol aqui no Brasil! Todos falavam da corrente existencialista em bares, em rodas de amigos e etc, se tornando um movimento filosófico que saltou dos muros acadêmicos, ganhando prestígio pela grande massa popular. O impacto foi tão grande que quando Jean Paul Sartre faleceu, seu velório foi um evento super lotado de pessoas, um marco para a filosofia, já que tal coisa não é muito comum em enterros de filósofos até nos dias de hoje.

A França passava por diversos conflitos como a 2 Guerra mundial, Sartre viu de perto campos de concentração onde observou o sofrimento das pessoas, por conta disso se questionava bastante sobre o porque as pessoas faziam tantas maldades umas com as outras.

Começou a elaborar um pensamento radical de liberdade, onde o ser humano é radicalmente livre para fazer escolhas.

No regime nazista, muitos soldados matavam outras pessoas e ao serem questionadas sobre o porque estavam fazendo isso elas apenas afirmavam que estavam seguindo ordens superiores, se eximindo das responsabilidades de tais atitudes. Para ele isso era incompatível, pois o ser humano é livre, até mesmo para negar uma ordem seja de quem for.

Sartre foi ativista, fez parte de partido político de esquerda e fez diversos críticas ao conservadorismo francês da época.

 


Report publication
    000

    Recomended for you