Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O PODER DA AUTORRESPONSABILIDADE

O PODER DA AUTORRESPONSABILIDADE
Ana Carla Gouveia
jan. 26 - 2 min de leitura
010

 

Olá, leitores! Estou sumida por aqui, mas espero que esteja tudo bem com vocês! Vou iniciar o ano fazendo a resenha desse livro incrível que é um clássico não só de autoajuda, mas também de superação e conhecimento. Do autor Paulo Vieira, O Poder da Autorresponsabilidade  conta casos reais da própria vida do autor, e de outras pessoas, que tiveram que chegar ao fundo do poço para enxergar melhores saídas e soluções para seus problemas, em todas as áreas da vida.

O livro também narra situações sobre como ser um profissional melhor; se renovar; se readaptar e também, como ter uma visão mais ampla e responsável de determinada situação problema. A seguir, algumas palavras do autor sobre:

"Ah, se eu tivesse tido oportunidade..."

Pessoas sem autorresponsabilidade culpam a falta de oportunidade como fator imobilizante e responsável pela mediocridade de suas vidas e dizem: "Se eu tivesse dinheiro... Se eu tivesse a chance... Se meu pai tivesse sido..." Como se o "se" tem sido mal aplicado! Se eu tivesse isso. se eu ganhasse aquilo, se fosse promovido, se os clientes fossem mais fáceis, se meu preço fosse mais competitivo, se eu tivesse mais tempo, se o dia tivesse 30 horas. O fato é: Se não justificasse tanto, se não reclamasse, se não esperasse dos outros, tudo seria diferente na vida dessa pessoa.

O Phd Paulo Vieira ainda destaca seis práticas linguísticas e comportamentais que transformarão hábitos diários, que trazem a mágica da autorresponsabilidade, como:

  1. Se é para criticar, cale-se.
  2. Se é para reclamar, dê sugestão.
  3. Se é para buscar culpados, busque solução.
  4. Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor.
  5. Se é para justificar seus erros, aprenda com eles.
  6. Se é para julgar as pessoas, julgue apenas seus comportamentos e atitudes.  

Muito interessante, né? O livro é bem pequenininho, versão de bolso, são 182 páginas que valem a pena cada minuto de leitura. Espero que tenham gostado da indicação. Um abraço e feliz ano novo! Que 2022 seja um ano de muita responsabilidade!

 

De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.

Lamentações 3:39 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você