Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Saiba quais são as 4 etapas do processo criativo

Saiba quais são as 4 etapas do processo criativo
Fernando V. Alberigues Da Silva
Dec. 16 - 5 min read
000

Agora que você já sabe que pode estimular a sua criatividade e conheceu as 5 técnicas usadas para o desenvolvimento criativo, é o momento de pôr isso em prática. Nesta publicação, vou falar sobre as 4 etapas do processo criativo

 

Beleza, mas o que é processo criativo?

Segundo o blog da rockcontent, processo criativo é a estruturação de um pensamento com a intenção de aplicar a criatividade a favor de alguma atividade necessária. Em outras palavras, você vai estruturar o seu pensamento criativo para que ele sirva de solução para alguma atividade específica. 

 

Se você não formular um processo criativo, a montanha russa que construiu no seu quintal não será vista por sua mãe. Certo, Phineas e Ferb? Não adianta ter pensamentos criativos, se não conseguir estruturar e aplicá-los a uma atividade necessária.

 

Importante: o processo criativo é a base da estruturação de boas ideias.  Contudo, esse processo se divide em 4 fases.  A saber: preparação, incubação, iluminação e avaliação. Vamos a elas?

 

Preparação: caçando problema

Nessa fase, é hora de formular um problema e buscar informações sobre ele. Só depois, buscar alternativas que resolvam o problema que você arrumou. Você pode estar pensando: quero solução, não isso. Porém a pessoa criativa prepara o cérebro para superar um desafio.

processo criativo

Mais um ponto super importante, o problema precisa ser muito bem definido.  Aqui o foco será na busca por informação, então não cometa o erro de buscar solução para o problema errado. Não recomendo. 

Evite:

  • a precipitação em chegar em conclusões abrangentes
  • o excesso de confiança- verifique as informações
  • não acredite ter todas as respostas na sua mente- isso pode roubar soluções inovadoras
  • cuidado para não desistir antes do tempo     

O processo criativo é um quebra-cabeça de 4 peças. Para que faça sentido, você precisa juntar todas as peças. Vem comigo conhecer a próxima peça desse jogo criativo.

 

Incubação: vou lavar a louça

Este é o momento do processo criativo de absorver o que foi pensando na etapa anterior. Mas como? Errou se respondeu: pensando mais. Um copo, ao ser cheio até a borda, não retém mais nada. Porém, joga fora. Esse é o período para você descansar e deixar as soluções surgirem
 

Não me lembro do autor, mas essa frase serve aqui. Cuidado para não estar tão ocupado ao ponto de não ter tempo para pensar sobre a sua ocupação. Então. Relaxe. Eu, normalmente, absorvo algumas informações estudadas lavando a louça. Descubra o seu caminho para o ócio criativo. Viaje, dê passeios. Só não deixe de relaxar. 

 

Iluminação: os seus problemas acabaram 

Agora é o seu momento. É o fim do seu problema. É a hora em que acontece a ideação. Popularmente conhecida como o momento de luz. O famoso "Eureca". Vale lembrar que ela ocorre após o tempo investido nas etapas anteriores. 

Você lembra que absorvo informações ao lavar a louça? Pois é. É aqui que surge o principal problema dessa etapa: como que registra no momento em que ela surge

A solução para o seu problema pode surgir a qualquer momento, sabendo disso, esteja preparado.

No meu caso, paro de lavar a louça. Gravo áudio no celular, vou atrás de papel para anotar, só não posso deixar esse passarinho da iluminação fugir antes que consiga ouvir o seu canto.

 

Avaliação: sabe de nada

Por última  fase, não menos importante, é hora de colocar em prática a solução criativa para o seu problema. Achou que tinha acabado na etapa anterior?

Você precisa validar a ideia para colocá-la em prática. É o momento é de pensar nos detalhes: custos, aplicação, operacional, implantação... "É só isso? Pensei que seria algo mais difícil." Se você acha pouco pensar em todos os detalhes de aplicação dessa solução ao seu problema, então é fácil.

Mas, como a alegria de pobre dura pouco e não quero que tenha problemas futuros. Vou apresentar os problemas mais comuns nessa fase. São eles:

  • identificação e negligência ao selecionar alternativas
  • modificar evidências para defender uma ideia

Uma dica: crie um plano de ação pensando em todos os detalhes. Isso. Todos os detalhes à aplicação.

 

Fechamos aqui

Fechamos aqui, falando sobre o processo criativo, a série de publicações sobre a criatividade.

Recapitulando. Criatividade é comum a todos e pode ser estimulada. Existem, também, técnicas que te ajudam no seu desenvolvimento criativo. E, por fim, o processo criativo estrutura os seus pensamentos de criatividade para que eles possam ser aplicados ao problema.  


 

Espero que essa séria tenha contribuído um pouquinho e que eu possa ver seus produtos, marcas, serviços inovadores no mercado. Não custa nada lembrar: criatividade é transpiração. 

 

Compartilhe com os amigos do peito. Até a próxima. 


Report publication
    000

    Recomended for you