Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

What the f* is produção de conteúdo?

What the f* is produção de conteúdo?
Alessandra Veiga
Jul. 10 - 6 min read
090

No LinkedIn é o que você mais ouve: produza conteúdo de qualidade. 

É muito comum navegar pela rede e ver que as pessoas mais experientes na plataforma estão diariamente falando sobre isso.

Particularmente pra mim foi - e ainda continua sendo - uma viagem muito curiosa participar do In, pois todo mundo lá parece ter autoridade no que fala (e grande parte realmente tem, são monstros no que fazem).

O próprio Diego Cidade vive falando para nós estagiários, ou carinhosamente apelidados de #superestags, que devemos perder o medo, fazer networking e sim, produzir o tal conteúdo

Mas que raio de conteúdo é esse?

Aqui entra a parte engraçada: é isso o que eu mais faço no estágio, mas não coloco em prática no LinkedIn. Dá para acreditar nisso?

Pode até ser que o conteúdo que eu produzo no estágio para diversas empresas seja diferente do conteúdo que preciso produzir no LinkedIn. Só que eles não estão tão distantes assim.

A produção de conteúdo nada mais é do que compartilhar o que você sabe da maneira correta e com a linguagem adequada para o seu público.

Pode ser o livro que você leu, a série que assistiu e achou super interessante ou uma matéria sobre determinado assunto que domina.

Pode ser também a análise sobre um curso que fez recentemente. Dicas que são importantes para a sua vida profissional ou pessoal e até mesmo aquele workshop que foi valiosíssimo para a sua caminhada.

Eu sei, parece fácil na teoria. Mas para qualquer estagiário isso é um bicho de 7 cabeças e eu entendo muito bem essa situação.

Ler para aprender: essa é a melhor forma de começar

Um bom leitor consequentemente é ou está no caminho para ser um bom escritor. Já parou para pensar nisso?

Quanto mais você lê, mais vocabulário adquire e assim faz com que a sua lista de palavras aumente. Vai por mim, você vai precisar de uma lista de palavras.

Como a produção de conteúdo, em sua maioria, tem um texto corrido como base, é muito importante saber estruturá-lo da maneira correta e usar as palavras ao seu favor.

(E calma que num próximo conteúdo - olha ele aqui - eu vou falar sobre como usar o tão falado copywriting para atrair a atenção de quem você quer).

"Mas Alê, estou no caminho para ser um #superestag e não sei ainda sobre como começar a produzir conteúdo".

Calma, sem pânico. Eu te ajudo :)

Conheça o motivo pelo qual você não produz conteúdo

Se você chegou até aqui vai lembrar que eu disse lá no começo que eu também tenho dificuldade de produzir conteúdo no LinkedIn. E se você se identifica comigo, certamente as suas principais razões são:

  • tenho vergonha;
  • não tenho sobre o que falar;
  • acho que ninguém vai se interessar pelo o que compartilho.

Pois é superestag, aí que você se engana. Todo mundo tem alguma coisa boa para compartilhar. O conteúdo está aí dentro de você e a única coisa que precisa fazer é achar um jeito de explorá-lo.

Mas chega de papo e conheça os 5 passos para começar a escrever nesse exato momento

Eu vou ser bem breve aqui nessa introdução, mas nós aqui na Comunidade do Estágio já estamos um passo à frente dos outros universitários. Nós temos um espaço próprio para compartilhar absolutamente tudo do mundo o qual fazemos parte.

Isso já é um ponto para você perder a vergonha de se expor. Olha eu aqui no meu primeiro post :) 

Por isso eu vou te apresentar 5 passos para você sair daqui e ir correndo escrever também. Segue a titia:

✔ Conheça a si mesmo

 Avalie os seus gostos pessoais e profissionais. Nós cursamos áreas diferentes e eu tenho certeza que tem algum segmento específico dentro da sua faculdade que te chama atenção. Por que não fala sobre isso? 

✔ Avalie o que pode contribuir no processo

Eu falei sobre isso lá em cima também. Leu um livro interessante e acha que isso pode contribuir de alguma forma? Compartilhe! Viu uma matéria que fala sobre o que vivemos? Compartilhe! Viu a ideia de uma outra pessoa e achou interessante? Compartilhe e dê os créditos! Todo o conhecimento é válido se leva alguma coisa para alguém.

✔ As pessoas vão julgar

E não tenha medo disso. Não estamos mais na época onde todo mundo atira pedras nos outros (virtualmente isso as vezes acontece e por isso é tão importante aprendermos sobre comunicação não violenta). 

Quero que entenda que o julgamento (ou análise ou qualquer outro termo que você prefere) é inevitável, mas é importante para crescermos. 

O LinkedIn é uma rede que te possibilita entrar em contato com pessoas muito inteligentes e muito boas no que fazem e elas começaram da mesma maneira que você: a partir do primeiro conteúdo postado.

Se você fugir do julgamento por vergonha ou medo, você nunca vai dar o primeiro passo.

✔ Saia da sua bolha 

Procure estudar sobre temas variados que complementam a sua área.

Por exemplo: eu sempre gostei de escrever e por isso resolvi fazer Jornalismo. Entrei na faculdade pensando em trabalhar na redação de um jornal, mas no meio do caminho eu descobri o marketing digital e me apaixonei. Desde então eu estudo sobre isso e faço cursos sobre esse tema. 

Inclusive o meu primeiro artigo no LinkedIn (sim, eu já dei o primeiro passo) fala justamente sobre a análise da série "A Vida e a História da Madam C. J. Walker" a partir de 2 pontos importantes para uma boa estratégia de marketing. 

✔ Respeite o seu tempo e o seu processo

Eu sei, você já ouviu falar que é muito importante ter constância no LinkedIn. Eu realmente entendo que isso é necessário para que nós sejamos vistos pelas pessoas, sobretudo para que elas nos conheçam pelo o que nós falamos. Mas você também precisar considerar o seu tempo de evolução.

Não se culpe por postar conteúdo uma vez por mês. Tudo é um processo e leva tempo até a gente se acostumar com essa nova posição. E tá tudo bem viu, você tem todo o tempo do mundo :)


Report publication
    090

    Recomended for you