[ editar artigo]

Primeiras vezes e o medo de errar

Primeiras vezes e o medo de errar

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Muitas vezes deixamos de fazer algo que queríamos não pela falta de oportunidade ou de dinheiro, mas pelo medo. Medo do que os outros irão pensar, de não ser bom suficiente, de não ser o momento certo.

Durante a nossa infância os adultos costumam brigar por sermos muito curiosos, “não pode mexer nisso”, “não pode fazer aquilo”. E nós crescemos sendo podados a não nos arriscarmos, a não experimentar coisas novas. A criatividade vai sendo castrada junto e o caminho fica aberto para o medo de ser criticado.

O medo do julgamento e se sentir incompetente são os maiores impedimentos para não iniciarmos a escrever um livro, um curso, a produzir conteúdo na internet, praticar um esporte ou qualquer outra coisa que queremos fazer. É muito difícil alguém começar algo já sendo bom, é necessária muita prática.

Geralmente escutamos a indagação: “Quantidade ou qualidade?”. Devemos optar pela qualidade sempre. Mas, antes, quantidade. Só é possível alcançar uma alta qualidade repetindo muitas e muitas vezes. Nenhum atleta de alto nível começou sendo profissional. Nenhum escritor best-seller teve sucesso no primeiro texto que escreveu. Então, por que não começar a fazer hoje o que você quer?

Outro ponto muito interessante é que quando fazemos, lemos, escutamos, comemos algo novo, o nosso cérebro tem a capacidade de em um outro momento associar aquela experiência vivida e nos ajudar a propor uma solução inovadora para um problema. Pessoas chamadas de criativas estão sempre saindo da sua zona de conforto. Experiências diferentes nos trazem insights diferentes.


E por isso eu te pergunto novamente: Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

Essa publicação é resultado da minha última primeira vez. Escrever aqui me fez sair da minha zona de conforto.

E você? Desafie-se a fazer ainda essa semana algo que nunca fez. Me conta aqui embaixo. É pra fazer mesmo!

Comunidade do Estágio
Victória Braga
Victória Braga Seguir

Estudante de Engenharia Mecânica. Movida a desafios, procurando sempre por novas experiências e desenvolvimento. Gosto de ler e conversar sobre tudo. Vamos trocar uma ideia?

Ler conteúdo completo
Indicados para você