Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

POSE e a importância da diversidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho

POSE e a importância da diversidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho
Eduarda Cavalcante
ago. 19 - 4 min de leitura
010

THE CATEGORY IS... LIVE, WORK, POSE!

Pose é uma série de televisão norte-americana que se passa nos anos 80 e 90, na cidade de Nova Iorque, abordando os universos LGBTQIA+, afro-americanos e latino-americanos da época com toda a sua cultura e dificuldades.

Epidemia de HIV/AIDS. Preconceito. Luta pela sobrevivência. Todos esses fatores cercavam a comunidade LGBTQIA+ naqueles anos.

A série acompanha um grupo de pessoas gays, transexuais e travestis que mesmo passando por tudo isso, se permitem se divertir e sonhar nos balls, onde desfilam e performam em busca de troféus e reconhecimento para as suas Casas.


O que será que uma série que se passa nos anos 80 e 90 tem em comum com os dias atuais? Vai por mim, muita coisa!

Mas tem uma em especial: o mercado de trabalho.

A série aborda o quão complicado é para os integrantes da comunidade LGBTQIA+ conseguirem um emprego e por isso, acabam recorrendo à prostituição ou à venda de drogas ilícitas.

Assim como naquela época, essas pessoas ainda possuem muita dificuldade em ingressar no mercado de trabalho, alcançar cargos altos e serem respeitados independente da sua orientação sexual.

Na vida real, Pose é a série com o maior elenco transgênero da televisão mundial...

Vou até repetir, isso é muito importante:

O MAIOR ELENCO TRANSGÊNERO DA TELEVISÃO MUNDIAL

...e composto por pessoas negras em sua maioria, inclusive por trás das câmeras, dando oportunidade para que as pessoas da comunidade LGBTQIA+ possam mostrar e ser reconhecidas pelo seu talento. 

Inclusive o Billy Porter, um dos atores da série, entrou para a história sendo o primeiro ator assumidamente homossexual a ganhar a categoria de Melhor Ator de Série Dramática do Emmy Awards em 2019.

A série também foi indicada como Melhor Série de Drama mas, INFELIZMENTE, não venceu.

Essa vitória não foi só do Billy, mas de toda a comunidade LGBTQIA+, que durante muito tempo foi invisível aos olhos das mídias produtoras de conteúdos audiovisuais e que além de ser representada, seus profissionais da atuação agora têm certeza de que podem vencer prêmios como esse.

Quantos profissionais LGBTQIA+ existem em grandes, médias e pequenas empresas? E quantos deles estão em cargos de liderança?

A diversidade dos profissionais em uma companhia é importante pois, quanto mais diverso o grupo em que se trabalha, maior a possibilidade de enxergar uma situação por diversos ponto de vista, aumentando a criatividade e a inovação e, consequentemente, a visibilidade e o sucesso da empresa.

Felizmente, a sociedade vêm compreendendo e discutindo cada vez mais sobre a diversidade em todas as áreas e, como um reflexo disso, o mercado de trabalho também vêm gerando mais oportunidades para essas pessoas.

Não sei se você viu, mas algumas empresas estão abrindo processos seletivos mais inclusivos voltados para pessoas negras e integrantes da comunidade LGBTQIA+, o que é um passo enorme em direção a uma grande mudança no mercado de trabalho.

O número de profissionais LGBTQIA+ nas empresas vêm aumentando, mas ainda está longe de ser o ideal.

A representatividade é algo fundamental, em todos os âmbitos. Quando uma pessoa LGBTQIA+ que sonha em ter um emprego fixo, estabilidade financeira e uma carreira vê outra que conseguiu alcançar esses objetivos, ela fica muito mais motivada a buscar o seu sucesso profissional. 

"a representatividade
é vital
sem ela a borboleta
rodeada por um grupo de mariposas
incapaz de ver a si mesma
vai continuar tentando ser mariposa"
Rupi Kaur


Caso você nunca tenha assistido, faça esse bem a você mesmo e ASSISTA POSE. Tem na Netflix e no FX Premium!


Outras postagens da autora:
3 lições que podemos aprender com HOMECOMING - A film by Beyoncé
Você é um bom estrategista?
 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você