Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que você deve se sentir criativo?

Por que você deve se sentir criativo?
Daniel Siqueira
Sep. 12 - 5 min read
030

Ser criativo é saber desenvolver uma competência em diversas áreas da vida. É imaginar, criar, produzir e inventar algo novo de algo já existente. Uma pessoa criativa tem grandes oportunidades na vida e até mesmo no ambiente de trabalho.

A criatividade não é algo que nasce junto conosco, não é um dom que surge apenas para algumas pessoas, mas sim algo que podemos desenvolver enquanto crescemos, através de grandes inovações e autenticidade.

Lendo as frases de destaque abaixo, te convido a refletir algo inovador que você já fez. Pegue um papel e anote as ideias que irão surgir em sua cabeça:

“Não há dúvida de que a criatividade é o recurso humano mais importante de todos. Sem criatividade, não haveria progresso e estaríamos para sempre repetindo os mesmos padrões.” — Edward de Bono

“Todo mundo que já tomou uma ducha teve uma ideia. É a pessoa que sai do chuveiro, se seca e faz algo sobre isso que faz a diferença.” — Nolan Bushnell

Fez esse exercício de pensamento? Qual foi o seu sentimento? É esse o ponto que vamos falar sobre hoje: Por que você deve se sentir criativo?

Antes de começar vamos entender os 5 elementos da criatividade:
1. Capacidade de associar: Acontece quando o nosso cérebro processa informações ao mesmo tempo nos ajudando a pensar e a entender de forma clara o que está acontecendo.

2. Questionar: É a arte de questionar todos os acontecimentos. É se perguntar o porquê de tudo o que está vindo na mente.

3. Observar: Uma pessoa criativa observa atentamente tudo e todos os detalhes que estão a sua volta, sempre recebendo insights e explorando novas ideias.

4. Networking: Sim, o networking deve fazer parte da vida do criativo, pois, com ele, você poderá testar as suas novas ideias e receber insights para inovar ainda mais.

5. Experimentar: Não adianta só pensar e não testar, um criativo deve sempre experimentar as suas ideias através de testes (famoso MVP), visitas a novos lugares e até mesmo recolhendo cada vez mais informações.

Agora que entendemos os 5 elementos do que é ser criativo, vamos seguir com a resposta da nossa pergunta anterior.

No mundo que vivemos, sabemos que vão sobreviver somente aqueles que se adaptarem e inovarem ao novo, não é mesmo? Então, as empresas estão buscando cada vez mais pessoas criativas que vão ajudar nessa mudança e crescimento.

Quando se trata de inovação, sempre abordo como exemplo a série Black Mirror e a rede de fast food Burger King. As duas me chamam muito atenção na questão inovação: assunto que podemos falar futuramente para não deixar o artigo gigante rs rs

Eu sei que é difícil se sentir criativo, são tantas ideias que surgem todos os dias, por outras pessoas, que acaba rolando o pensamento em si de "eu não consigo fazer algo assim"!! Mas calma, tem uma essência de criatividade aí em você também.

Sabe os desenhos estranhos que você fazia quando criança? A forma de escrever, de pintar e de falar? O jeito doce e amigável que você lida com as pessoas? Os elogios que você recebe quando faz algo? Isso é ser criativo, é fugir dos padrões e isso é muito, muito, mas muito bom. Você já tem um pé na frente e uma habilidade para se orgulhar.

Tudo o que você fazia quando criança, que fugia dos padrões de outras crianças, se chama: CRIATIVIDADE. Então, por que você não se sente criativo hoje em dia, hein? 

Sinta-se criative todos os dias. Fique atento aos seus pensamentos e contribua para um munto melhor. Siqueira, Daniel (risada).

A ideia que você acha ruim, pode ser a ideia que vai acrescentar na vida de alguém. Imagine que a sua ideia é uma peça e a reunião é um puzzle, logo, as outras peças (seus colegas de trabalho) não sabem o que fazer para solucionar algo, então você vem com a sua ideia e ela é a faltante para completar o jogo. Demais, né?!

E, anote todas as ideias que você tiver. Se elas não servem hoje, podem servir mais para frente. Vá refinando e inovando os conceitos e não desista!

Estou animado em ter você aqui comigo lendo e buscando ser uma pessoa mais criativa e inovadora.

Chegamos ao fim de mais um artigo mas te convido a refletir sobre as perguntas que foram feitas dentro dele! Caso queira compartilhar comigo esse momento, clica aqui e vamos bater um papo?

Te vejo em breve :)


Report publication
    030

    Recomended for you