[ editar artigo]

Por que o SEO é importante para o seu negócio

Por que o SEO é importante para o seu negócio

Olá caros leitores! Mais um post sobre o mundo do marketing digital no empreendedorismo, vamos lá?

Primeiro, o que é SEO? 

Vem comigo que vou te explicar!

SEO(Search engine optimization) é a otimização para mecanismos de busca e é considerado uma das principais estratégias do marketing digital. Essa estratégia consiste basicamente em otimizar o seu site para que ele tenha uma maior visibilidade na busca orgânica do nosso querido amigo Google.

Ok, mas eu também não sei o que é busca orgânica.

Vamos por partes, né, rs.

Ao fazermos uma busca no Google, existem os links patrocinados, que são nada mais que anúncios pagos criados através do Google Ads, onde se criam palavras-chave de acordo com o que seu site oferece, e, as pessoas que o anunciante deseja atingir. Já a busca orgânica são os resultados controlados pelo Google de forma gratuita; são analisados mais de 500 fatores para que seu site esteja entre os primeiros resultados orgânicos, e, por isso, é muito importante a utilização do SEO.

Como saber se estou acessando um link patrocinado ou uma busca orgânica?

Muita gente não percebe, mas isso é fácil. Se o link for patrocinado, logo embaixo dele aparecerá. Veja o exemplo:

Trouxe aqui um videozinho sobre como o Search no Google funciona se você ainda ficou curioso para saber mais:

Agora vamos ao assunto principal: Por que o SEO se tornou importante?

Com o crescimento e melhoria das buscas pelo Google, cada vez mais pessoas se atraem para consumir seus serviços, e a maioria faz pesquisas diariamente, seja para compras, curiosidades, buscas locais e afins.

As empresas passaram a se interessar por essa audiência orgânica, e estão vendo os benefícios do SEO.

Evidentemente, a competição nesse campo do SEO aumentou, e, para conquistar e manter um bom posicionamento é necessário ter paciência, pois o SEO não é uma tarefa simples, muitas vezes requer especialistas e seu resultado é de médio a longo prazo.

Os diversos fatores de rankeamento se dividem em dois grupos principais: On page e Off page.

Otimização On Page

Otimiza os elementos dentro do próprio site para que o o Googlebot(programa do Google desenvolvido com a finalidade de rastrear as páginas públicas da web) consiga relacionar o conteúdo da página ao termo de busca utilizado. Para que isso aconteça, é preciso ter vários elementos do site otimizados, assim o Google consegue "escanear" o conteúdo e classificar a relevância do site para determinada busca.

Os principais fatores da Otimização On Page são:

  • Título(title tag). Recomenda-se uso da palavra-chave no título;
  • URL fácil de entender;
  • Meta Description. Descrição resumida do que o usuário encontrará na página;
  • Hierarquia de conteúdo(heading tags). Prioriza os títulos e subtítulos de determinada página;
  • Palavras-chave e Tag Alt nas imagens. As imagens do site devem seguir a mesma lógica das URLs e o devem possuir o texto alternativo, que é responsável por exibir um texto para deficientes visuais(com leitores de tela), além de exibir o texto caso a imagem esteja quebrada no site;
  • Linkagem interna e design responsivo. Fazer links entre páginas internas do site é uma ótima maneira de realizar otimização On page, e, ter um website responsivo em um mundo cada vez mais mobile vira uma regra;
  •   Velocidade de carregamento. O objetivo do Google é fornecer a melhor experiência para o cliente, portanto, quanto mais rápido o site carregar, melhor.

Otimização Off Page

Está muito interligada ao Link Building( mecanismo que dá relevância a uma página com base nos sites que linkam para ele), se o site ganha menções de outros bons sites, mais autoridade a marca terá no mercado.

Vantagens do SEO

Se você for parar para pesquisar sobre SEO, vai achar uma infinidade de coisas além do que já falei aqui, mas como nosso tempo é breve, é apenas um pequeno resumo. Vamos para as vantagens?

  1. Aumento significativo no tráfego do site, e as visitas são gratuitas;
  2. Visitantes de busca orgânica tendem a ser mais qualificados, você estará mais perto do seu lead;
  3. As pessoas associam empresas que aparecem no topo do Google como empresas confiáveis;
  4. Melhora seu Retorno de Investimento(ROI).

DICAS DE OURO

  • Atente-se às regras do Google, pois elas podem mudar. O Google define como ele decide quem fica em qual posição, e podem acontecer mudanças.
  • É importante prestar atenção nas palavras-chave ou frases-chave antes de iniciar o trabalho utilizando o SEO, isso porque elas são uma parte importantíssima do planejamento desse tipo de estratégia.

 

Hoje ficamos por aqui, até a próxima semana! 

                                                                                                           Luana Lemos, Colunista Oficial

 

 

 

Comunidade do Estágio
Luana Carvalho de Lemos
Luana Carvalho de Lemos Seguir

Carioca, apaixonada por marketing e o mundo da comunicação, sempre em constante formação e evolução. Conhecimento e informação nunca é demais, né? Quando compartilhado é melhor ainda, chega mais!

Ler conteúdo completo
Indicados para você