Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Poder e Hierarquia, opostos complementares

Poder e Hierarquia, opostos complementares
Ilda Tavares
Sep. 29 - 2 min read
000

Em empresas de pequeno porte a hierarquia é vista de uma forma um tanto quanto inusitada. Nesses ambientes, o poder tem uma conotação tirana.

-Eu sou melhor que você.

-Posso te substituir em um estalar de dedos.

E cá entre nós, não é bem assim. Para o corpo funcionar é necessário vários sistemas: respiratório, reprodutor, nervoso etc. Na empresa o mesmo ocorre, sendo que os sistemas são representados por uma função.

Desta forma não existe nem sistema, nem função melhor que o outro. Todos são de extrema importância para o funcionamento da empresa. Pode até ser que algumas áreas não existam em certas empresas; o que não exclui sua importância.

Nestes ambientes, o posto de liderança é visto como oponente, aquele que está pronto para prejudicar de alguma forma. Áreas operacionais possuem um ponto de vista de que não há trabalho nos postos de lideranças; ou que pode até ter, porém é fácil estar lá. O "conforto" de ter uma sala, um ambiente fresco, ofusca todo o trabalho que se tem por trás. Para se estar ali foi necessário muito estudo e empenho, não é algo que simplesmente cai do céu, uma função que não exige estudo e conhecimento.

A postura destes postos deveria de servir, não no sentido de escravidão, mas no de entregar o melhor serviço ao cliente. Porém estes possuem o perfil mais próximo mais semelhante ao de ser detentor do poder. O poder os cega de suas responsabilidades, de escolhas difíceis, do emaranhado de variáveis inesperadas em torno de suas decisões.

Ambição é algo que vai além de objetivar crescimento. Está ligado a direção que se desenvolve na busca para conseguir chegar onde se almeja, está nos detalhes que perpetuaram o sucesso daquele que seguir pequenas metas, porém significativas para seu crescimento.

O olhar altivo em busca de um lugar melhor para se estar deve estar atrelado á desempenho para se chegar lá. Ao olhar o presente daquele que está á frente, não conseguimos enxergar sua história, fracassos e acertos que o fizeram chegar lá.

Será que estamos dispostos à despender tamanho empenho para tal tarefa?

Possibilidades são imensas. Basta ter consciência do trabalho duro que está a sua frente, e se você está disposto ou não á trilhar esse caminho?!


Report publication
    000

    Recomended for you