Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Pitch: três minutos para convencer alguém

Pitch: três minutos para convencer alguém
Mélody Espindola
out. 18 - 3 min de leitura
4 Curtidas
1 Comentários
0

Você se embanana nas entrevistas de emprego para falar sobre si mesmo? Tem dificuldade em apresentar trabalhos ou teses? Se a resposta foi sim para alguma das perguntas, esse artigo é para você!👀

 

O que seria o famigerado pitch? 

É um modelo de apresentação que de 3 a 5 minutos que tem como objetivo ser objetivo e conciso, contendo apenas informações essenciais para a pauta. Este pode ser utilizado em entrevistas de emprego, vídeos de apresentação, ao propor uma ideia nova ao chefe, ou convencer seus pais a pagar ingressos para o Lolapalooza, quem decide é você!🤩

Passo a passo🤓

  • Tenha seus objetivos claros: qual é a sua intenção com esse discurso? Qual mensagem você quer passar? Com base nessas perguntas inicia-se a preparação para seu pitch. Caso seja para uma entrevista de estágio, anote o que você tem de conhecimento que pode convencer o contratador, faça uma lista do que não pode faltar nesse momento. 
  • Comunicação assertiva: escolha a linguagem adequada, com quem você vai falar? Qual comportamento você quer passar com a sua fala? É importante saber se adaptar de acordo com a situação pra não acabar soando como um robô ou um tiozão, por exemplo. 
  • Objetividade: não encha linguiça! Ser prolixo é antônimo de assertividade, muitas vezes, menos é mais! Nosso tempo é cada vez mais escasso, e ninguém quer perder meia hora em algo que podia ser feito em poucos minutos.

  • Controle da voz: tão essencial quanto falar é saber quando parar. Fazer pausas estratégicas são necessárias não apenas para você enfatizar momentos da narrativa, mas também para o público absorver melhor a sua mensagem. A entonação de voz tem um papel imprenscindível no seu pitch também, saiba chamar a atenção das pessoas por meio da oscilação da voz.
  • Foco na narrativa: dependendo da situação pode ser um bom momento para usar o storytelling, use e abuse de figuras de linguagem, elas são essenciais para criar efeitos mais interessantes na apresentação.
  • Linguagem corporal: alinhe gestos, entonação e mensagem. O seu corpo fala junto com você, mantenha a postura ereta, a cabeça erguida, o olhar no público e os braços acompanhando a fala.
  • Fórmula secreta: junte tudo e treine! A prática leva à perfeição, grave você falando seu discurso, analise seus pontos fortes e fracos. Vale pedir opinião de amigos ou familiares também, a vulverabilidade te ajuda a crescer!

Dica de ouro🥇

O ser humano adora um mimetismo, então, por que não aprender sobre apresentação assistindo-as? Recomendo fortemente que vocês assistam, nas horas vagas, palestras da TED Talks, por exemplo, para analisar as táticas de oratória colocadas em prática, e quem sabe se espelhar em algum palestrante e tentar reproduzir seus comportamentos. 


E aí, gostou de conhecer o Pitch? Quais são suas considerações sobre ele? Vai te ajudar a convencer as pessoas por meio do discurso? Eu espero honestamente que sim.

Não esqueça de compartilhar com um colega para impulsionar as habilidades dele também!🚀🥳


 


Denunciar publicação
4 Curtidas
1 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você