Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

PetroUFF - Semana Fluminense de Petróleo

PetroUFF - Semana Fluminense de Petróleo
Luiz Felipe Couto Pinhel
Aug. 30 - 4 min read
000

Semana Fluminense de Petróleo, conhecida como PetroUFF, terá sua VI Edição no ano de 2021, sendo sua segunda integralmente on-line. A temática deste ano é “Transição Energética e o Futuro do setor de O&G”, onde serão propostos inúmeros debates, trocas de conhecimentos e situações, almejando uma experiência completa e enriquecedora para nossos telespectadores.

Esse evento é consequência da parceria entre o Capítulo Estudantil SPE UFF e o Programa de Educação Tutorial de Engenharia de Petróleo (PetroPET). Fundada em 2016, a PetroUFF sempre foi um enorme desafio, sobre o aspecto de trazer demandas do mercado de trabalho e, assim, sanarmos em nossa programação. Ademais, é uma tradição anual para ambas as organizações estudantis. A partir de nossa união, fortalecemos a presença da Engenharia de Petróleo e áreas correlatas em nossa faculdade, além de garantir que os discentes da UFF ganhem determinado destaque.

 

Nossos conteúdos são baseados nas vivências dos organizadores, visto que compreendemos que um profissional do futuro precisa de dados, analisar o cenário vigente e a universidade é o local mais adequado para obter essas respostas. Mas se você acredita que nos baseamos em apenas temas técnicos, você errou. Em nossa programação buscamos trazer temas de diversidade e inclusão, soft skills e mais.

Mas qual o porquê desses temas? Podemos ver até pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que há pautas sobre igualdade de gênero (ODS 5), por exemplo. Em paralelo, a revista estadunidense, Forbes, já expôs que “diversidade” é um diferencial para obter-se bons resultados e inovação comercial. Por conseguinte, nota-se a importância de trazer tais temas em eventos como semanas acadêmicas. Mais um exemplo da enorme tendência do mercado de políticas e comitês em prol de diversidade e inclusão são empresas como: a Shell, Chevron, ExxonMobil, entre outras.

Além disso, muitos membros da Comissão Organizadora da PetroUFF estagiam no setor de O&G, além do nosso contato com Young Professionals (“Profissionais jovens”, seria o grupo de indivíduos que ingressaram recentemente no mercado de trabalho). Assim, é possível prever conceitos, temas de interesse do público, dúvidas comuns, afinal também somos alunos.

Inclusive, o portal G1 já escreveu sobre a importância de semanas acadêmicas na jornada estudantil dos alunos de ensino superior. Para nós da Comissão Organizadora, textos e pesquisas desse tipo são maneiras de compreendermos o impacto que podemos causar em nossa comunidade, somado com a relevância de nossas ações.

No caso da PetroUFF, outro desafio enorme é viabilizar economicamente o projeto todo ano. Apesar de todos os objetivos serem positivos, há inúmeras despesas relacionadas com a atividade. Somos imensamente gratos por inúmeros apoios e patrocínios que recebemos, pois, mesmo com as melhores intenções, precisamos de capital para tirarmos o escopo da semana do papel.

Desse modo, fazemos um convite a todos que lerem esse texto a participarem da PetroUFF, prestigiarem semanas acadêmicas não só de suas universidades, engajarem nos fóruns de debate e crescerem conosco. Por trás de cada evento, há um time vibrando por cada telespectador. Por trás de cada curtida e compartilhamento, há pessoas felizes por estarem sendo reconhecidas. No fim, independente de tudo, ficamos felizes por termos dado nosso melhor e crescermos a cada edição.

Em 2021, teremos palestrantes de inúmeras empresas, profissionais de RH, engenheiros, geofísicos, especialistas em LinkedIn, treinamentos de hard skills. Já deu para notar que teremos muito conteúdo e numa variedade muito grande. Oportunidades que nem essa podem ser o diferencial para você conseguir seu primeiro estágio ou entender mais sobre um ramo. Não perca!

 

 

Referências:

“Semanas acadêmicas” (G1, 2018). Disponível em <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/ampesc/admiravel-mundo-novo/noticia/2018/12/05/semanas-academicas.ghtml>. Acesso em 27 de agosto de 2021.

Diversidade e inclusão na pauta ESG - Diário do Comércio (2021). Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/opiniao/diversidade-e-inclusao-na-pauta-esg”. Acesso em 27 de agosto de 2021.


Report publication
    000

    Recomended for you