Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Petróleo e a Sustentabilidade

Petróleo e a Sustentabilidade
Caio Machado Gama
Aug. 5 - 3 min read
000

Um dois maiores paradoxos que enfrentei durante meu período de graduação sem dúvida foi o uso de combustíveis fósseis frente aos impactos ao meio ambiente. Escolhi a engenharia devido ao fascínio pela física e o petróleo pela paixão em energia, porém o segundo sempre colocou em cheque meu lado ambientalista. Como seria possível conciliar duas vertentes tão opostas?

Segundo um estudo sobre transição energética da DNV-GL, em 2017 54% da energia utilizada mundialmente é proveniente do petróleo e gás natural. A previsão para 2050 é que 46% ainda permaneça dependente desta mesma fonte. Por mais que exista uma grande apelo de órgãos ambientais pela redução de combustíveis fósseis, a única matéria prima que sofre queda expressiva no uso é o carvão.

 

Fonte: DNV-GL Energy Transition Outlook 2019

 

Um dos assuntos mais comentados atualmente é a descarbonização da matriz energética mundial, no entanto, este fato é comumente apresentado como uma erradicação da exploração de hidrocarbonetos. No entanto podemos provar, do ponto de vista químico, que o processo de descarbonização já foi inciado desde a ampla utilização do petróleo como fonte de energia.

Ainda no século XVIII, em plena revolução industrial, a geração de energia necessária para produção de vapor era exclusivamente a partir da queima de carvão para aquecimento de caldeiras. O amplo uso do carvão como matéria prima viu seus dias contados com as perfurações dos primeiros poços de petróleo em níveis comerciais no final do século XIX, a substituição do carvão foi (e ainda é) feita gradualmente, dando início ao período conhecido como "A era do petróleo". Com a evolução de tecnologias para utilização do gás natural, esta fonte de energia vem tomado lugar expressivo desde a entrada do século XXI, já existem previsões para o uso de gás natural superar o petróleo e se tornar a principal fonte de energia mundial já em 2026. 

Podemos imaginar, hoje, a ampliação do uso de hidrogênio como fonte de energia para o futuro e, em conjunto com as energias renováveis, substituir gradualmente os combustíveis fósseis dando fim ao processo de descarbonização da matriz energética.

 

Fonte: Própria do autor

 

A tendência é de transformação das próprias empresas petrolíferas em empresas de energia como um todo. O propósito que busco hoje na minha carreira é proporcionar a exploração e produção de hidrocarbonetos da forma mais responsável possível, vivendo em conjunto com aplicações inteligentes de geração de energia por fontes renováveis e reduzindo a níveis mínimos os impactos gerados pela uso dos combustíveis fósseis ao meio ambiente e a vida humana.


Report publication
    000

    Recomended for you