Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que o sucesso da música Hey ya nos ensina sobre marketing

O que o sucesso da música Hey ya nos ensina sobre marketing
Matheus Fernandes
Aug. 14 - 3 min read
010

Acredito que todos já ouviram falar sobre o sucesso estrondoso do grupo Outkast, Hey ya, Se não ouviram ainda, corre nesse link:

https://www.youtube.com/watch?v=PWgvGjAhvIw

Mas quem olha pra esse hit que ganhou grammy e vendeu milhões de cópia nem imagina que ele foi odiado no início. Olha o marketing transformou a música num sucesso.

Em 2003 A gravadora Arista Records anunciava para os DJs sobre essa nova música. Nessa mesma época, um grupo de estatísticos tinha um software que identificava as músicas com chances de se tornarem hits, baseado nos hábitos das pessoas, chamado Hit Song Science, esse programa conseguiu prever alguns outros sucessos da época que chegaram a ganhar diversos grammys e ficarem no topo da Billboard.

Hey ya teve uma das maiores pontuações que eles viram, sucesso na certa.

sucesso crsbrands GIF by Cereser Autêntica

Mas quando ela começou a tocar nas rádios, foi notado que as pessoas mudavam de transmissão, e numa pesquisa realizada descobriram que a maioria das pessoas achava a música muito chata.

O que o Hit Song Science não analisava, eram os hábitos que as pessoas se recusavam a aceitar como tal, como fazer algo que não gosta mesmo que por impulso, por exemplo: cantar uma música que você odeia só por ela estar tocando, ou tirar uma soneca e atrasar tarefas importantes.

A verdade é que as pessoas tendem a rejeitar algo novo de início e buscam manter seus hábitos, então introduzir uma ideia nova de maneira rápida é muito difícil.

 como transformar uma música “ruim” num hit?

Depois de alguns estudos eles perceberam que colocando essa música entre os sucessos da época, as pessoas iriam assimilar como algo que elas já estavam habituadas a ouvir, dessa forma, a música se tornaria mais comum e, consequentemente, menos odiada. Históricos das playlists de rádio da época mostram que Hey ya ficava sempre entre duas músicas muito conhecidas e tocadas nas rádios, fazendo isso até 15 vezes ao dia.

Utilizando dessa “camuflagem”, o hábito de ouvir Hey ya surgiu na população, fazendo a música ser adorada por todos, ganhar diversos prêmios e até hoje a música faz sucesso.

stonks stonk GIF

O mercado da música se utiliza disso até os dias atuais, colocando novos artistas no meio de outros já consolidados para que a população comece a se acostumar mesmo que involuntariamente.

Não é à toa que a playlist baseada no seu gosto, criada pelo spotify, tem artistas que você nunca ouviu, né?

E muitas vezes o marketing utiliza dessa estratégia, introduzindo um novo padrão de consumo, gostos e até ideias, no meio de padrões já adotados pela população, dessa forma, fica mais fácil para o público aceitar o desconhecido.


Report publication
    010

    Recomended for you