Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é Inteligência Emocional e como ela pode te ajudar na vida e no trabalho

O que é Inteligência Emocional e como ela pode te ajudar na vida e no trabalho
Esther Santana da Costa Oliveira
Aug. 8 - 3 min read
010

Você sabia que 9 em cada 10 profissionais são demitidos por questões comportamentais? Esse dado me chocou, então pensei... preciso ajudar outras pessoas a não se encaixarem nesses 9 em cada 10. 

Daí surgiu a ideia desse artigo - o primeiro dessa série sobre Inteligência Emocional (aguardem cenas dos próximos capítulos rs).

Nesse artigo, eu vou:

  •  Definir Inteligência Emocional (IE pros íntimos)
  • Te contar como ela pode te ajudar na sua vida
  • Te contar como ela pode impactar seu trabalho

O que é Inteligência Emocional

Tudo bem, mas antes definir o que é, vou listar o que ela não é:

  • IE não é ser um banana;
  • IE não é dizer sim pra tudo;
  • IE não é nunca se estressar;

Beleza Esther, então o que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é o conjunto das aptidões humanas relacionadas as emoções. Por isso, desenvolver sua IE pode trazer muitos benefícios para suas relações - consigo mesmo e com o outro. 

Benefícios pessoais da Inteligência Emocional

Inteligência Emocional envolve:

  • Se conhecer melhor (emocionalmente);
  • Gerir suas emoções;
  • Ser empático e
  • Se relacionar melhor com você e com outras pessoas.

Se conhecer na IE é entender seus sentimentos, reduzindo ansiedade e estresse. Isso por que reconhecer os estímulos que te cercam e o efeito deles sobre você te ajuda a evitar o que te faz mal ou, quando não é possível te capacita a lidar de maneira mais consciente com isso.

A gestão das emoções te ajuda a manter (ou retomar o controle)  quando suas emoções estão falando mais alto. Ela te ajuda a evitar aquelas reações inesperadas que já te deixaram em uma situação chata. Aqui eu preciso esclarecer que gerir emoções não é virar um robô,  nem um bobo que concorda com tudo que os outros querem.

E por falar em outros... tem a famosa empatia, que te ajuda não só a se relacionar melhor com as necessidades de outras pessoas, mas também a expor melhor as suas.

Incrível, não? Mas você não viu ainda o que isso pode fazer por sua carreira.

Inteligência Emocional no Trabalho

A cena é bem típica: 15 min antes da apresentação, sua respiração está acelerada e você sente alguma coisa... não é só emocional, é física também... e forte, capaz de interferir na sua capacidade de expressar suas ideias. Mas você não sabe dizer exatamente o que é, não sabe descrever ou dominar esse sentimento e tende a ficar refém dele a cada apresentação.

Viu como as emoções impactam (e muito) na sua carreira? Se essa apresentação valesse um 10 ou uma promoção, você conseguiria esse resultado? Caso sua resposta seja ''não", saiba que tudo o que você já leu sobre entender e gerir emoções será de ótimo proveito em situações como essa. 

Isso sem considerar as relações interpessoais... Se relacionar bem com colegas e superiores não só torna o dia a dia mais agradável como também potencializa sua carreira . Afinal, 75% dos gerentes são mais propensos a promover pessoas com a Inteligência Emocional desenvolvida.

Conclusão

Agora que você já está sabendo tanto sobre IE, não vamos parar por aqui, ok?

Virão mais artigos sobre Autoconhecimento, Gestão de Emoções, Empatia, Relacionamentos e Comunicação, então não perca!

E lembre-se: não seja 9 em cada 10!

 

 

 



 


Report publication
    010

    Recomended for you