Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é Inteligência Artificial (IA)?

O que é Inteligência Artificial (IA)?
Gabrielle Eduardo
Aug. 6 - 4 min read
050

 

Olá, caro leitor!

Hoje venho com um assunto que é uma tendência exponencial no nosso mundo e que vemos mais e mais exemplos surgindo ao redor.

 

Quando você pensa em Inteligência Artificial IA (ou AI, artificial intelligence, se forem adeptos do inglês) o que vêm a sua mente? 

 

A um tempo atrás o que vinha na minha era filmes como Matrix, Exterminador do Futuro, Ex-Machine, O Homem Bicentenário, além claro das assistentes virtuais (Siri, Google Assistant, Alexa). E olha, de uma coisa você pode ter certeza, esse exemplos não limita o universo das IA’s, existe muito mais além, esse é um campo cheio de aplicabilidade nas mais diversas áreas. 

 

E quando o assunto é inteligência artificial uma coisa que sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha é que eu não sabia como definir inteligência artificial. O que é IA? Eu conseguia identificar, sabia dar exemplos mas se me pedisse para definir a mente dava tela azul.

 

 

Com isso decidi trazer uma definição para IA, para tentar te ajudar a compreender melhor essa tecnologia disruptiva. Na internet vemos diversas definições diferente para IA, e com o tanto de informações existente pode te deixar ainda mais confuso, e isso é totalmente normal, eu quando fui explorar essa área me assustei, e tem duas coisas que consegui identificar, uma é a dificuldade de definir IA com precisão e de forma padrão, até porque é quase impossível achar uma definição que abrange o vasto conteúdo do que é inteligência artificial e isso ocorre por vários fatores, e um dos principais é algo que já citei, a IA não se limita, ela é um universo amplo demais. E o outro, em meio a tudo isso que falei, é que nós precisamos de um conceito para conseguir compreender a ideia do que é IA, meio contraditório né?!

 

Então antes de definirmos o que é IA, vamos deixar claro que o que  for tratado aqui não é uma verdade universal, dentre todas as definições possíveis.

 

Eu sinceramente gosto de significados de dicionários, me ajuda a entender um pouco o conceito, ao procurar o significado de “Inteligência” temos associado às palavras conhecer, distinguir, compreender, e ao procurar “Artificial” temos sintético, que não é produzido pela natureza mas por uma técnica. Logo, podemos ter que inteligência artificial seria um conhecimento não natural capaz de distinguir e compreender através de técnicas.

 

Beleza Gabrielle, então esse é o conceito de IA?

 

Calma, estamos chegando lá!

 

O conceito abrangente do que é Inteligência Artificial, é um estudo que faz uso de técnicas computacionais para simular capacidades humanas ligadas à inteligência, como tomar uma decisão usando a lógica, fazer análise de situações, formular respostas diferentes para cada situação, reconhecer mudanças faciais. E algumas dessas técnicas usadas para que as “máquinas” consigam aprender são as mais diversas, e citando algumas, temos: Sistemas Especialistas e Aquisição de Conhecimento, Compreensão de Linguagem Natural, Programação Automática, Machine Learning, Big Data.

 

E como dito antes podemos aplicar IA em diversas áreas seja em jogos, reconhecimento de voz, escrita, na robótica, em sistemas de segurança, sistema de busca, na medicina, entre várias outras possibilidades.

 

“É difícil pensar em uma grande indústria que não será transformada pela inteligência artificial. Isso inclui saúde, educação, meios de transporte, varejo, comunicações e agricultura. Existem caminhos surpreendentemente claros para a IA fazer uma grande diferença em todas essas indústrias” - Andrew Ng, cientista da computação e líder global em IA

 

Aqui mesmo na comunidade já tem outros post dando exemplos sobre, vou deixar os links aqui para você dar uma olhada.

 

E uma dica de site para quem chegou até aqui e tem interesse em saber mais sobre o assunto, indico o MIT Technology Review, onde irá encontrar diversos artigos para você se aprofundar no assunto. 

 

Espero que tenha aproveitado o conteúdo e que o mesmo tenha agregado bastante a você. 

De uma universitária para outros universitári@s e quem mais quiser ler.

#ColunistaOficial


Report publication
    050

    Recomended for you