Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você conheceu Tay, a robô inteligente da Microsoft que interagia?

Você conheceu Tay, a robô inteligente da Microsoft que interagia?
Julia Paz
Aug. 5 - 2 min read
030

 

Talvez a notícia seja ultrapassada para alguns, mas é importante sempre relembrar a importância dela na tecnologia, a responsabilidade ético-social e o impacto da inteligência artificial, a cada nova geração.

Quem é Tay?

Tay Tweets (@TayandYou) foi um chatbot, criada pela Microsoft em 26 de março  de 2016, que tinha como proposta aprender e socializar de forma divertida e descontraída com os de usuários da rede social Twitter. Segundo a Microsoft a Tay foi programada para fazer postagens baseada em uma filtragem de outros de usuários da rede, de forma anônima, tornando-se, assim, a mais real possível.

 

Então, por que a Microsoft quer esquecer a Tay?

Parecia ser uma idéia fenomenal, Tay começaria com filtros dos funcionários da empresa para após navegar sozinha entre os posts mais populares. Entretanto, o o relacionamento e os assuntos populares, se mostraram mais favoráveis ao ódio o que acabou por transforma-la em: racista, intolerante e até nazista. Tay foi descontinuada em menos de 24 horas!

 

...E a Rinna?

Rinna (@ms_rinna) era a IA (inteligência artificial) da Microsoft/Japão criada para o Twitter e o Line (rede social de sucesso no Japão). Ela havia começado bem. Tinha postagens felizes e comments sobre séries de terror. Até que... se tornou extremamente depressiva e teve seu fim igual a Tay.

 

Discussões sobre comportamento e ética como herança!

Tay e Rinna motivam diversas discussões sobre a ética e os riscos da IA. Elas evoluíram nas redes muito mais rápido do que era possível acompanhar. O que publicamos, como publicamos e o impactos destas tecnologias no meio em que vivemos!

 

 

"de bit em bit a gente chega lá"


Report publication
    030

    Recomended for you