Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Não é ficção: como a Inteligência Artificial pode auxiliar na Educação

Não é ficção: como a Inteligência Artificial pode auxiliar na Educação
Lucas Costa Souza
Aug. 2 - 4 min read
0140

Como a I.A (Inteligência Artificial) está sendo utilizada para o aprimoramento das práticas de ensino


Você já ouviu falar em Inteligência Artificial?

A I.A (ou Inteligência Artificial) é um ramo de estudo da Ciência da Computação que visa atribuir características de raciocínio humano em gadgets. Talvez você tenha automaticamente imaginado Androids de Star Wars ou a Skynet do Exterminador do Futuro, mas apesar de estarmos um pouco distante deste panorama, fizemos avanços significativos nesta área do conhecimento e muito disto vem sendo aplicado no setor educacional.

Representação do android R2D2, Star Wars

Logo da Skynet, Exterminador do Futuro

Inteligência Artificial na Educação

Se tratando da área educacional, um dos principais tópicos estudados é a chamada Inteligência Aumentada. Esta ramificação da Inteligência Artificial tem como principal enfoque expandir as faculdades humanas permitindo às pessoas executarem suas tarefas com mais eficiência e precisão. 

Devemos lembrar que quando abordamos a Inteligência Artificial no escopo educacional, ampliamos suas ramificações para além da Ciência da Computação, pois ela passará a possuir qualidades de outros nichos, por exemplo, psicologia, linguística, ciência cognitiva, entre outros.

"Ta bão, Lucas! Mas como ela está sendo aplicada?"

Calma, meu caro leitor, eu te explico!
Tudo isto está sendo aplicado através de algo conhecido como Plataforma Adaptativa. Já ouviu falar? Trata-se de um sistema chamado Sistema de Tutoria Inteligente (do inglês, I.T.S: Intelligent Tutoring Systems). Esta ferramenta responde em tempo real às necessidades do aluno com base em seu perfil coletando e armazenando dados na medida em que ele avança no ensino.

Parece confuso? Nem é! Eu detalho para você.
Este sistema é capaz de identificar se um aluno, por exemplo, possui mais aptidão ao aprendizado por leitura, vídeos ou áudios e assim cria um mecanismo de ensino totalmente personalizado a fim de proporcionar o melhor caminho para a obtenção de resultados, otimizando cada vez mais o seu aprendizado!

Parece ficção, não é mesmo? Mas acredite, não é! E este sistema já está sendo utilizado no Brasil. A plataforma online Khan Academy, por exemplo, fornece cursos gratuitos com tecnologia alimentada por base de dados. A Khan utiliza a Inteligência Artificial como principal ferramenta para a busca e apresentação de aulas online.

Mas não para por aí! O Centro Educacional SESI (Serviço Social da Indústria), em Arthur Alvim/São Paulo, também utiliza uma plataforma virtual para a realização de atividades diversas, com acompanhamento e feedback online.

 

O papel do novo professor

Assim como falava o professor Pierluigi Piazzi (por sinal, não me esqueci, ainda devo a vocês uma análise da Trilogia da Inteligência feita por este mestre. Não sabe do que eu estou falando? Clique aqui), o papel do professor é fazer o aluno entender, ficando na responsabilidade exclusiva do aluno transformar este entendimento em aprendizado. Neste sentido, a Inteligência Artificial caminha não só para auxiliar na identificação das dificuldades dos alunos, mas também para auxiliar o professor no supervisionamento daqueles alunos que necessitarem de maior suporte. Com efeito, isto contrai a crença popular de que a Inteligência Artificial veio para tomar o lugar do docente. Muito pelo contrário! Ela é uma ferramente imprescindível para que ele possa executar com mais eficácia a sua função de tutoria.

 

Para finalizar...

O ensino personalizado proporcionado pelas Plataformas Adaptativas nos faz questionar alguns aspectos estruturais em nossa metodologia educacional. Gostaria de deixar aqui um excelente questionamento feito pela Alcely Barroso em uma palestra cedida a TEDxMauá que pode ser ouvida na íntegra aqui

"Será que a gente está encantando as nossas crianças? Ou será que estamos tratando todo mundo como igual, quando não se é igual?"

O que você pensa sobre isso? Seria a Inteligência Artificial o futuro da educação? Comente!

#ColunistaOficialAU
 

 


Report publication
    0140

    Recomended for you