Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O pai da filosofia

Rodrigo Carrijo Pimentel
Mar. 16 - 2 min read
000

     Quando começamos a dar nossos primeiros passos, por essa disciplina apaixonante que é a filosofia denominada assim por Pitágoras. Que em grego quer filos_amante e sophia_sabedoria. Aprendemos que a mesma surgiu na Grécia antiga, em que Atenas já existiam muitos pensadores considerados como sofistas, esses discutiam as formas de conduzir o Estado. Masuitos desses homens não tinham o compromisso com a verdade, com a ética e com a honestidade. E foi justamente nesse contexto da história , que surgiria um homem filho de uma parteira e de um escultores Atenas por volta de 470 a.C., que foi e é considerado como o pai da filosofia.

     A filosofia passa a ser criada, pois a história fala que foram divididos os períodos em pré_socraticos e socrático.

     Sócrates naquela época fazia com que seus amigos e inimigos políticos, refletissem sobre vários assuntos, muitos deles através da maiêutica, em que ele criou um método que ía se indagando e questionando, até que a pessoa literalmente parisse suas ideias. Esse grande pensador revolucionou a democracia da Grécia , pois falava verdadeiramente sobre ética, moral, honestidade , coragem para se administrar uma nação.

     Ele nào deixou nada escrito e mesmo assim seus pensamentos e ensinamentos são uma preciosidade para os dias de hoje. Quem escrevia suas obras era Platão seu fiel discípulo e professor de ninguém menos que Aristóteles.

     Sócrates foi condenado a morte pela cúpula ateniense, pois eles o viam como uma ameaça a seus interesses. Mas ele foi fiel até a morte no que cria e ensinava, quando morreu sentenciado a tomar veneno.

     Mataram seu corpo, mas as suas ideias continuam vivas e cada um de nós que amamos a filosofia devemos estar passando para a nossa sociedade e para as próximas gerações, principalmente para os políticos que eles tem que ter as virtudes que Sócrates incutia. Pois ética, moral e honestidade são fundamentais para aqueles que são eleitos democraticamente pelo povo e por todas as esferas sociais. "Só sei que nada sei".


Report publication
    000

    Recomended for you