E se eu te disser que os recrutadores não olham apenas para as suas experiências anteriores?
Aposto que você não acreditaria. Sabe por que?
Pois quando a tão sonhada aprovação naquele processo seletivo não vem, é muito mais fácil criarmos as seguintes desculpas:
❌ Eu não tinha experiências anteriores;
❌ Não era pra ser;
❌ A pessoa foi contratada pelo famoso QI.
Falo isso pois eu já fui essa pessoa e ao meu redor também estavam outras pessoas com esses pensamentos.
Por isso, hoje eu proponho que você faça diferente e não cometa o mesmo erro que eu. Busque se desenvolver de forma constante e não deixe que nada atrapalhe essa sua jornada. Eu digo nada mesmo, nem faculdade, nem estágio, nem trabalho, nem diversão, nada.
Pude perceber com o tempo que para muitos recrutadores, o que realmente é motivo de destaque nos candidatos, não é apenas as experiências expostas em um currículo, mas sim o que aquela pessoa tem a agregar para empresa.
Existem casos de pessoas que possuem um currículo mega extenso enumerando diversas experiências, mas sinto dizer que nada adianta se ao longo desse tempo o desenvolvimento era nulo ou próximo disso.
Experiência não significa aprendizado ou evolução, pois para que essas duas coisas ocorram, a pessoa tem que correr atrás e não apenas experienciar.
Para você que hoje não consegue encaixar nas suas prioridades o seu desenvolvimento pessoal, tenta começar devagar. Eu particularmente faço dessas 3 formas:
- Escutar podcasts sobre o assunto que busco me desenvolver;
- Ler blog post ou artigos em sites de confiança e até no próprio Medium;
- Correr atrás de mentorias.
Implementando aos poucos, como mini habitos, lá na frente vai se tornar algo mega natural.
Espero ter ajudado 😄