[ editar artigo]

Mindset Fixo x Mindset de Crescimento

Mindset Fixo x Mindset de Crescimento

 

Antes de tudo o que é mesmo Mindset?

A tradução do inglês de forma geral dessa palavra significa "configuração da mente". As características da nossa mente que determinam nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.

Para ficar mais fácil de entender vamos dar o exemplo de qualquer eletroeletrônico que já vem programado de fábrica prontinho para ser usado seguindo o manual de instruções.

Cada um de nós já tem uma mente pré configurada com base em como fomos criados, o que vivemos, com quem vivemos e de acordo também com as decisões boas e ruins que tomamos com um tempo, o que formou nossa personalidade, a forma como pensamos sobre algo, estudos, carreira, hobbies, desafios do cotidiano, etc.   

Vamos falar sobre dois tipos muito importantes de Mindset que são totalmente opostos, mas são os mais comuns na maioria das pessoas. O detalhe é que um é construtivo e o outro destrutivo, por isso é necessário atenção e auto análise para sabermos qual é característico da nossa personalidade e ver se será preciso fazer mudanças.

Primeiro vamos falar sobre:

  • Mindset Fixo

 

As pessoas que tem um Mindset Fixo acreditam que todos nascemos com certas qualidades determinantes e elas nos acompanham para o resto da vida,  ou seja, não há como mudar de personalidade nem de forma de pensar. Aquela famosa síndrome de Gabriela "eu nasci assim, eu cresci assim, vou vivendo assim sempre sempre assim". São pessoas que utilizam frases como:

 "Se não sei fazer não quero nem tentar"

 "Se é difícil eu desisto"

 "Eu não sou bom nisso". 

Pessoas assim costumam correr das mudanças, do que não entendem. São totalmente contra fazer algo diferente do que já estão acostumados

Mudança = Risco = Medo

Vamos utilizar uma fábula muito conhecida para deixar ainda mais claro: 

Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga. A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga. Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida. A lebre muito segura de si, aceitou prontamente. Não perdendo tempo, a tartaruga começou a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes. Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar. Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr. Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada, toda sorridente.

A lebre perdeu a corrida por que tinha um mindset fixo. Ela tinha na mente que era a mais rápida, não se preparou e muito menos se esforçou pela corrida. Sua mente programada lhe dizia que era certa sua vitória, então não tinha necessidade nem motivo para tentar algo novo. Ela tinha o dote natura de ser rápida, mas não tentou adquirir novas habilidades, para ela aquela já era o suficiente e essa maneira limitada de pensar "dentro da caixa" causou sua derrota.

 

 

Na nossa vida esse tipo de pensamento afeta muito como lidamos com conflitos, nossos próprios medos, decisões erradas. Precisamos pensar fora da caixa. Seres humanos tem uma capacidade incrível de adaptação, por isso NUNCA ache que não é possível. Nós podemos e precisamos dançar conforme a música, seja como o camaleão adaptável.

 

  • Mindset de Crescimento

Voltando para a mesma fábula vamos falar agora da tartaruga que usou seu mindset de crescimento para fazer a diferença.

Ela em momento algum achou que por sua limitação (andar devagar) seria impossível de ganhar a corrida, não ficou olhando para pontos negativos que poderiam desmotivá-la. Muito pelo contrário ela decidiu ir em frente e aprender a ser flexível, mais ágil, dentro de suas circunstâncias, se arriscar, calculando tudo e ir além dos limites pré configurados por sua própria mente, ela saiu da caixa e o resultado disso foi sua vitória.

Mudança = Desafio = Ampliação de competências ou habilidades

Se arriscar parece ser uma palavra muito forte, mas tudo tem a ver com um bom planejamento e cálculos constantes. É ser e fazer de forma ágil. Se estimule a fazer mudanças continuas principalmente se descobrir que tem traços de mindset fixo. Sempre poderemos adquirir novas habilidades, mudar nossa maneira de pensar e aprender com nossos erros.

Erros = Aprendizagem = Ir além dos limites

Seja protagonista do seu sucesso e aprenda que o céu não é o limite para quem sonha. Aprenda com seus erros e caminhe rumo ao sucesso profissional e pessoal.

 

 

 

 

 

 

Comunidade do Estágio
Tamires Santos
Tamires Santos Seguir

Graduanda em Gestão de RH, futura Assistente Social e apaixonada por E-commerce e Marketing Digital. Aprimorando as habilidades da Escrita como Colunista da AU

Ler conteúdo completo
Indicados para você