Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Filosofia no dia a dia #1 Filosofia - Por que estudá-la?

Filosofia no dia a dia #1 Filosofia - Por que estudá-la?
Helena Rodriguez
nov. 13 - 2 min de leitura
1 Curtidas
1 Comentários
0

A Filosofia é uma excelente forma de autoconhecimento e entendimento da mente humana. Desde a Grécia antiga até os dias atuais os filósofos têm como principal objetivo o exercício do pensamento e da dialética - em outras palavras, do "logos". Entretanto, porquê isso é tão importante?

Selecionei dois conceitos que podem ser úteis na sua caminhada profissional e interpessoal - e que com certeza serão! 

 

Dialética


Desde os tempos antigos os indivíduos perceberam a importância do debate e da troca de opiniões. A Dialética - em sua tradução literal, "caminho das ideias" - é a principal ferramenta de debate desde os tempos antigos. Ela tem várias vertentes, e a mais conhecida é a sua popularização por Platão tendo como base os ensinamentos de seu mestre Sócrates. Por meio dela os indivíduos expunham suas ideias, argumentavam e praticavam a arte do debate com base na racionalidade. Era comum que esses indivíduos se reunissem em determinados lugares na polis para discutir política, filosofia e entre outros temas.

Na Modernidade ela ganha novas interpretações e Karl Marx irá propor uma revolução na dialética fundamentando-se no estudo das classes sociais.

Retórica


Quem nunca usou de contra-argumentos para fundamentar sua opinião? A retórica tem uma estreita ligação com a dialética ao complementar a arte de debater. Por meio dela, usa-se da eloquência - nos dois lados do debate - com o objetivo chegar a um entendimento. A Retórica - o ato de falar bem - era praticada pelos antigos gregos no meio político e filosófico, sendo uma importante ferramenta de comunicação e essencial no desenvolvimento do ser humano. Hoje, sua prática é muito percebida em debates políticos, reuniões e desenvolvimento de estratégias.

 

Que tal começar a aplicar a filosofia no seu dia a dia?


Denunciar publicação
1 Curtidas
1 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você