Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Entenda a razão da importância de estudar ouvindo música

Entenda a razão da importância de estudar ouvindo música
Lucas Costa Souza
set. 27 - 4 min de leitura
050

Através da tecnologia PETSCAN, é possível verificar quais as maiores áreas de atividade de seu cérebro e trabalhar estratégias para buscar a maior eficiência nos estudos. A música desempenha um papel ímpar neste processo.


Você está a todo momento sendo estimulado por algo, como uma chave que está sempre ligada. Alguns estímulos podem potencializar a atividade que está desempenhando e outros estímulos podem atrapalhá-lo. Quando se trata de estudos, um dos estímulos que te auxiliam na melhor retenção do conteúdo é a música. O gigantesco mestre, já tratado em outro post (confira no meu Medium clicando aqui), Pierluigi Piazzi, nos conta um pouco mais em como a música pode auxiliar no processo de aprendizagem.

Sim, meus caros, música!

A música desempenha um papel importantíssimo no processo de aprendizagem. Mas você sabe como isto funciona?

 

Existe uma tecnologia que possibilita fotografar as áreas de maior atividade do seu cérebro. Trata-se do PETSCAN (Positron Emission Tomography Scan - ou em português - Tomografia por Emissão de Positrões)

A PET é um método de obter imagens que informam acerca do estado funcional dos órgãos e não tanto do seu estado morfológico como as técnicas da radiologia propriamente dita.

 

Isto significa que ela pode gerar imagens 3D ou imagens de fatia, semelhante a uma tomografia computadorizada. 

No PETSCAN do cérebro, é usado Oxigênio-15. Usado para avaliar perfusão sanguínea e atividade (consumo de oxigênio) de diferentes regiões do cérebro. A F18-DOPA está em estudo enquanto análogo do precursor de neurotransmissor dopamina.

 

E qual o motivo disto ser importante? É bem simples...

Isso é a fotografia de seu pensamento!

 

PETSCAN de seu cérebro enquanto assiste uma palestra

Se durante uma palestra fosse efetuado um PETSCAN de seu cérebro, a área de maior estímulo seria a área esquerda numa região chamada Área de Wernicke, região responsável por processar a palavra que você está ouvindo.

Para o palestrante, a região com maior estímulo seria o lado direito, conhecido como Região de Broca, devido ele estar formulando as palavras.

Como é pressuposto que a maioria esteja pensando, também seria possível verificar atividades no Lóbulo Frontal.

Perceba como estes processos estimulam o seu cérebro de maneira que um não intervém no outro, ou seja, é estimulado regiões diferentes. Por isto você não deve estudar assistindo televisão ou mexendo no celular, pois estas atividades trariam uma mistura nas áreas que deveriam estar sendo estimuladas com o aprimoramento do conteúdo estudado. Mas, não se preocupe, pois...

É aqui que a música desempenha o seu papel fundamental na vida de estudos!

E eu te explico a razão disto!


Como vimos antes, se você estiver estudando, por exemplo, Linguagem, a área de maior estímulo de seu cérebro seria a área esquerda, e a área direita estaria ociosa.

Se você ouvir música, a área que passa a ser estimulada do seu cérebro, trata-se do lado direito!

Isto significa que se você estudar em silêncio, sem música, apenas a área esquerda estará sendo estimulada, e a ociosidade do lado direito pode atrapalhar a sua retenção de conteúdo.

O lado direito passa a ser a sua fonte de distração, aquela responsável por prestar atenção no mosquito na parede e não no texto que está sendo lido!

 

E o que você deve fazer?

Estudar ouvindo música! Mas cuidado!

 

A música não pode ter alguém cantando no idioma que você conheça

O motivo é simples! A letra passa a invadir o lado esquerdo de seu cérebro (a que deve estar totalmente focada no conteúdo que está sendo aprendido). Então opte por músicas instrumentais ou em idiomas que você desconheça completamente!

Não se esqueçam disto:

Quanto mais regiões do seu cérebro você acender, mais fácil será de você guardar o conteúdo estudado.

 

É por isso que você decora a letra completa de Faroeste Caboclo mas não consegue decorar o número de seu RG :-)


Eu aprendi esta técnica com o já mencionado professor Pierluigi Piazzi, você pode consultar a palestra na qual o próprio explica sobre este processo assistindo ao vídeo abaixo. É bem rapidinho! :-D

 

E você? Estuda ouvindo música? Conta pra gente! :-D

#ColunistaOficialAU


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você