Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como funciona a iniciação científica?

Como funciona a iniciação científica?
Thaís Martins
dez. 6 - 2 min de leitura
010

Oi pessoal!

Vocês possuem ou já possuíram interesse em se aprofundar em algum tema de pesquisa?

É possível!

A iniciação científica trata-se de um programa voltado a alunos de graduação que permite desenvolver ou participar de um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, sempre com a orientação de um pesquisador experiente vinculado à sua universidade.

A iniciação geralmente dura um ano e é preciso entregar um relatório parcial após seis meses e outro, final, após doze meses de pesquisa.

E o bacana é que pode fazer com ou sem auxílio de bolsas de fomento.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), os estudantes que desenvolvem a pesquisa possuem 2,2 vezes mais chances de terminar o mestrado e 1,5 mais chances de fazer um doutorado.

E isso faz sentido, já que permite ao aluno ter um contato bem maior com o mundo acadêmico e práticas de pesquisa.

Dessa maneira, você já vai descobrir logo se realmente curte fazer isso e, se quiser fazer um mestrado depois de se formar, poderá começar com mais experiência – o que é sempre bom!

A iniciação e sua apresentação valem horas complementares e, além disso, ela pode facilitar o desenvolvimento da modalidade monografia no TCC, pois a estrutura de ambos é a mesma e o aluno já está familiarizado com as técnicas de pesquisa.

Se você tem algum interesse em seguir esse caminho ou se apenas quiser se aprofundar em algum tema de pesquisa, vale a pena considerar uma iniciação científica.

A faculdade não serve apenas para preparar você para o mercado de trabalho, como vemos bastante enfatizado: ela também é a porta de entrada para quem deseja seguir a carreira acadêmica, desenvolvendo pesquisas e atuando como professor universitário.

Me conta aqui se você já realizou ou possui interesse na sua vida acadêmica ⬇️

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você