Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dicas para atrair as pessoas e empresas até você.

Dicas para atrair as pessoas e empresas até você.
Tamires Santos
jul. 30 - 4 min de leitura
000

 

Vamos lá de tema amplo e muito importante. Com isso, quero dizer que no âmbito profissional (o nosso foco) principalmente para nós estagiários ou futuros estagiários é extremamente importante esse assunto.

Primeiro, não existe formula secreta para cativar as pessoas, certo?

É preciso real esforço. É aquela velha frase "saber vender seu peixe". Mentiras atraem e atraem muito, porém sempre são descobertas e o pior, quem mente perde sua identidade, sua personalidade que o torna único no mundo. Por mais que as competências técnicas (hard skills) empreguem, as competências comportamentais, valores, culturas (soft skills), são o que definem se alguém continua empregado ou não, ou seja, o que vai te fazer atraente no final é o que você tem por dentro.

Sem mais delongas vamos para as super dicas:

 

1-Seja sempre você mesmo

Não adianta vir AUMENTANDO tudo o que você faz na sua vida, suas conquistas, suas qualidades e atividades profissionais. Diga exatamente o que você fez, viveu, passou. Você quer que se aproximem por que realmente gostam do seu conteúdo ou por interesse?

Não tenha medo, pode ter certeza que as pessoas certas chegarão e te notarão, afinal, você tem todas as qualidades para isso e se acha que está faltando alguma, trabalhe para adquiri-la, assim você também desenvolve a autoconfiança. As empresas desejam ter em sua equipe, colaboradores verdadeiros que expressem seu modo de pensar e qualidades de forma natural.

 

2-Sorria

Sério o sorriso "abre portas". Os psicólogos afirmam que as pessoas se tornam mais atraentes quando sorriem. Os pesquisadores Erin A. Heerey e Helen M. Crossley concluíram, num estudo publicado na Inglaterra, que sorrir de forma espontânea gera empatia e otimismo em nós mesmos e em quem nos cerca. Esses bons sentimentos facilitam as relações de amizade e confiança.

Melhora as relações profissionais. Para quem trabalha na área de vendas, um sorriso sincero pode ser o diferencial entre uma nova compra ou o desinteresse total do cliente. Para uma pessoa que tem um cargo de liderança, um sorriso pode dar confiança para a equipe e inclusive estreitar mais os laços entre todos.

 

3 - Mostre empatia  

Todo mundo já ouviu falar nessa palavra, mas infelizmente poucos conseguem demostrar totalmente essa qualidade. O importante sempre vai ser o esforço, as tentativas. Pare para pensar: O que eu faria se fosse comigo? Como eu reagiria? Como eu gostaria de ser consolado? O que eu não gostaria que fizessem comigo? Que atitudes ou caráter me repelem? Qual me atrai? 

Para as empresas o olhar empático é o que faz a guerra virar paz, uma discussão se tornar um bom diálogo e uma decisão errada se converter em uma ótima lição para a vida profissional.

Como exercício deixo uma dica de filme animado chamado DIVERTIDAMENTE. É impossível não nos identificarmos com os temas abordados nele e principalmente não sentirmos as mesmas sensações da personagem principal Riley. Conseguimos perceber o quanto é difícil vencer a guerra contra nossas próprias emoções e sentimentos, da mesma forma que é difícil para o nosso semelhante.

 

4 - Tenha Paciência

Nada na vida é simples ou fácil e no quesito de relações humanas não é diferente. As pessoas levam tempo para se sentir confortáveis com o novo. Cada um tem o seu mundo, suas frustrações e dificuldades, mas estão lutando como você para melhorar. Mais uma frase clichê "dentro de cada peito bate um coração". Nesse período de espera, pesquise, encontre equilíbrio em você mesmo e se empenhe em adquirir novas qualidades que te torne atrativo para o outro. Uma frase bíblica incrível é "quem se humilhar será enaltecido" então, não tenha medo de pedir ajuda. 

Se tratando de uma empresa, sempre que possível, pesquise sobre a missão, visão, valores e cultura dela. Se molde para poder encaixar em seus padrões, claro, se for realmente aquela função que você almeja, que faz seus olhos brilharem. NUNCA desista. A prática leva a perfeição e a paciência te levará longe.

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você