[ editar artigo]

Como acontece o processo de decisão de compra (a gente nem sente, mas faz!)

Como acontece o processo de decisão de compra (a gente nem sente, mas faz!)

Antes de tudo: Nenhum produto lançado, é colocado ali por acaso! Tem todo um planejamento, definição de persona, testagem, retestagem, branding, classificações, diversos aspectos até ser colocado efetivamente no mercado.  

Todo produto (serviços também) é lançado pensando em alguém, e esse alguém pode ser você, para solucionar algum problema. Empresas vendem soluções e nós as compramos. 

1 - Geralmente, quando procuramos algum produto é porque estamos reconhecendo que alguma área da nossa vida precisa de um “conserto” ou incremento. Estamos na primeira fase do processo de decisão de compra conhecida como RECONHECIMENTO DO PROBLEMA, onde nos é apresentado de forma interna ou externa (influência de outras pessoas e mídias), por necessidades e desejos. 

2 - Após isto, partimos para procurar no grande universo (lojas físicas, virtuais, internet) como resolver o nosso problema. Esta fase chamamos de BUSCA POR INFORMAÇÕES.  

Neste momento o ads fica DOIDO e nos bombardeia com informações sobre exatamente a solução do nosso problema. Sempre achamos que somos vigiados, né? (eu acho, SOFROH).

3 – Depois da busca e bombardeamento de informações, avaliamos as possibilidades que nos são mostradas e escolhemos as melhores. Levamos em conta os aspectos do nosso problema, a solução que nos é apresentada, o valor que será agregado, o preço, prazo de entrega, enfim... diversas possibilidades. Chegamos na fase conhecida como AVALIAÇÃO DE POSSIBILIDADES.  

Puts... SERÁ QUE VEM AI?? 

4 – Nesta fase, compilamos toda a informação que recebemos durante as etapas anteriores e tomamos enfim a DECISÃO DE COMPRA.  

Como diria a nossa querida Ariana Grande “I see it, I like it, I want it, I got it”. Ela faz a compra dela. 

5 – Chegamos a fase onde validamos se todos os esforços do marketing para atrair, convencer e atender as expectativas do cliente são validados. Nesta fase, COMPORTAMENTO PÓS COMPRA, é levada em conta a experiência do cliente com a performance do produto ou serviço. 

O comportamento pós compra será avaliado pela empresa, medindo se o cliente voltou a comprar ou o que o levou a não voltar a comprar. 

O que as empresas buscam: reduzir o processo diretamente para a decisão de compra, impulsionado pela compra por impulso mediante as boas experiências do cliente com a marca e outros produtos e serviços já adquiridos.  

Todo este processo é feito por nós antes da tomada de decisão de compra e, efetivamente, a compra. Levando em conta as boas experiências, reduzimos automaticamente o processo de decisão de compra. Em alguns casos, viramos até defensores de marca. O maior exemplo: usuários Apple! 

Comunidade do Estágio
Raphael Vieira
Raphael Vieira Seguir

Apaixonado por Marketing, Louco pelas transformações do mundo e movido pela curiosidade. Vontade desvendar o mundo que fala? Ser referência é um sonho e busco por isso. "O óbvio também precisa ser dito", então vamos descobrir o mundo!

Ler conteúdo completo
Indicados para você