Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Como a psicologia positiva pode te ajudar no dia a dia

Como a psicologia positiva pode te ajudar no dia a dia
Luana Carvalho de Lemos
Oct. 8 - 4 min read
050

Hoje o post será sobre algo EXTREMAMENTE importante em nossas vidas: o autocuidado!

Você já ouviu falar sobre a psicologia positiva? Sabe como ela funciona?

Dentro da psicologia, a psicologia positiva é o campo que examina como as pessoas podem se tornar mais felizes e satisfeitas; é o estudo da felicidade. Estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos, e, ao invés de focar nas fraquezas, foca em pontos fortes, constrói o bem para consertar o mal.

A psicologia positiva não descarta ou substitui nenhum tipo de técnica psicológica, apenas complementa e estende o que antes era centrado em problemas e não dava ênfase para as coisas boas. Importante falar que não é uma versão mais nova do pensamento positivo!

Como isso funciona na prática?

Esta técnica se concentra em experiências positivas e influências da vida, ela te ensina a enxergar o bem da vida e ser grata pelas pequenas coisas do seu dia, como o simples "bom dia" que o moço da padaria te deu e fez você soltar um sorriso. 

O que é bom na vida é tão genuíno quanto o que é ruim.

As pessoas que conseguem enxergar felicidade em coisas simples da vida, alcançam resultados maiores tanto no trabalho, como no âmbito pessoal, a psicologia positiva ajudar a enxergar a boa vida.

Martin Seligman, pesquisador que desenvolveu a técnica da psicologia positiva também desenvolveu a teoria do modelo PERMA, conhecida como a teoria do bem-estar que gira em torno desses 5 pilares:

  1. Emoções positivas(positive emotion)
  2. Engajamento(engagement)
  3. Relacionamentos(relationships)
  4. Significado(Meaning)
  5. Realizações(Accomplishments)

Com base nesses elementos, as pessoas podem mudar suas perspectivas de vida, serem mais gratas, confiantes e empáticas. 

Fazer o bem faz bem!

Concentre-se em suas forças e não em suas fraquezas!

 

Agora, você já ouviu falar em mapa dos sonhos?

Pensar diferente também quer dizer dar espaço para os seus sonhos! 

Antes de começar a fazer seu mapa dos sonhos, alinhe suas emoções. Feito isso, vamos lá!

  • Pegue uma folha em branco e liste coisas que mais te incomodam ou te tiram do sério.
  • Depois, escreva as coisas pelas quais você é gratx.
  • Na terceira divisão, liste coisas sobre você com o título "EU SOU", como por exemplo "eu sou inteligente, eu sou capaz..."

Agora que você definiu apontou algumas coisas sobre você, é hora de olhar para o futuro. Quando eu fiz o meu mapa dos sonhos eu fiz um rascunho primeiro rs, recomendo que vocês façam o mesmo. Pense em 3 perguntas principais antes de listar seus sonhos:

  1. Vai fazer bem pra mim?
  2. Vai fazer para outras pessoas?
  3. Estou dispostx a sair da minha zona de conforto para conquistar isso?

Tente escrever cada um dos sonhos com clareza e com mais especificidade possível! Seu mapa dos sonhos não precisa ser feito em um dia só, leve quanto tempo você precisar para listar seus desejos. Depois, é hora de passar a limpo!

Escreva seu nome e data de nascimento no centro e destaque da maneira que te agradar(circulando, pintando, etc). Em volta, escreva seus pilares como vida pessoal, trabalho, viagens e desenvolva seus sonhos para cada um deles. Aqui vai um exemplo:

Não use palavras negativas nem duvidosas, coloque-o em um lugar visível que te motive todos os dias a realizar o que está ali, e, não esqueça, quando seus sonhos forem se realizando, planeje novos! Se aquele sonho marcado ali não é mais almejado, troque-o por outro! Mantenha um mapa dos sonhos por vez, para que concentre toda a sua energia. 

Me conta aí o que você achou dessa ideia e da técnica da psicologia positiva nos comentários :), obrigada a todxs que leram até aqui, até a próxima!


                                                                                                           Luana Lemos, Colunista Oficial                        

 

 

 

 


Report publication
    050

    Recomended for you