Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

As habilidades dos profissionais que mais se destacam no mercado de trabalho

As habilidades dos profissionais que mais se destacam no mercado de trabalho
Fernando V. Alberigues Da Silva
Sep. 1 - 5 min read
010

Neste texto, vamos refletir sobre as habilidades dos profissionais que mais se destacam no mercado de trabalho. Isso, a partir dos ensinamentos do Diretor Geral da Michael Page, Ricardo Basaglia. Então, se ainda tem dúvidas sobre quais habilidades profissionais você precisa se desenvolver, este artigo é para você. 

 

As habilidades dos profissionais destaques

91% dos profissionais são contratados por questões técnicas e demitidos por questões comportamentais. Dito isto, a falta de inteligência emocional tem encerrado muitos ciclos contratuais. 

 

Para se tornar um bom profissional, você precisa se entender, saber quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos. Para isso, você necessitará dar a devida importância para o estudo da inteligência emocional e o desenvolvimento das soft skills

 

Como já percebemos, uma falta de afinidade cultural e organizacional com uma empresa não vai ser apagada pela sua capacidade técnica. Entendido isso, vamos saber o que é e como desenvolver essas habilidades importantíssimas. 

 

Use a inteligência emocional ao seu favor

as habilidades dos profissionais que se destacam: usar a inteligência emocional ao seu favor

Inteligência emocional é como você lida com você mesmo e com os outros. Isso implica na forma que você entende as suas complexidades e as do outro. Sendo assim, isso tem impacto direto no trabalho que você desempenha, no ambiente em que você está inserido e no seu nível de destaque profissional.  

 

Estudos apontam que mais da metade da nossa performance profissional corresponde à inteligência emocional. E aproximadamente 90% dos profissionais que apresentam melhor desempenho, possuem alto nível de inteligência emocional. 

 

Lembra do que dissemos no início? As suas habilidades técnicas podem fazer com que você seja o escolhido para desempenhar um cargo, contudo, o seu comportamento é o que manterá você nele.     

 

Você não é um robô, então desenvolva habilidades

Vamos à reflexão: o ser humano vai ser substituído por robôs? Podemos dizer que sim, a partir do momento que ele deixe de sentir. O que nos diferencia das máquinas é a nossa capacidade de sentir. Sendo assim, o ser humano continuará em alta, desde que ele se desenvolva como ser. Fazendo assim, um ótimo uso da inteligência emocional.

 

Para continuar se desenvolvendo como ser, você precisa se entender como ser e não como máquina. Sendo assim, precisa desenvolver as habilidades dos profissionais que se destacam. As formas de obtenção de resultados mudaram, os relacionamentos mudaram, então a forma que você se vê profissionalmente precisa mudar.

 

Você não será contratado por uma organização se não acontecer uma afinidade de objetivos. Entenda, aqui o ponto não é pensar igual, porém ter o mesmo direcionamento. Se a missão e os valores não forem os mesmos, pouca importância terá o diploma. Pessoas trabalham com pessoas, para resolverem problemas de pessoas.   

 

Como você lida com desafios?

As habilidades dos profissionais que se destacam: usar a inteligência emocional ao seu favor

Mas o que isso tem a ver com as habilidades dos profissionais que se destacam? Segundo Basaglia, as habilidades, hoje, são mais valorizadas do que diplomas. Ou seja, a pergunta não é mais qual é a sua área de formação, porém, como você se comporta diante dos desafios gerados por ela

 

Você já parou para pensar que os cursos que está fazendo podem estar sendo o seu limite? As instituições de ensino não mudaram, contudo, a forma de aprender mudou. Você precisa ser protagonista do seu plano de carreira. Isso requererá que você se entenda como um ser em desenvolvimento constante.

 

Observe o que você precisa aperfeiçoar e busque isso. As habilidades dos profissionais que se destacam estão em se reconhecerem como donos do seu desenvolvimento. Não é deixar de estudar por preguiça, porém estudar com objetivos claros. Dito isso, você sabe se é alguém dotado das habilidades dos profissionais destaques?     

 

Desenvolva as habilidades dos profissionais que se destacam 

Como você já viu, o profissional que se destaca, desenvolve algumas habilidades fundamentais. Até aqui, pontuamos a inteligência emocional como a mais importante. Sendo ela a responsável por nos diferenciar das máquinas. Então vamos saber quais são as suas principais características?

 

  • Autoconhecimento fala da organização das emoções dentro de você;

  • Autogestão é o gerenciamento da organização das emoções;

  • Motivação aponta para os seus motivos para agir;

  • Empatia está relacionada a entender a emoção dos outros;

  • Habilidades sociais é saber equilibrar as necessidades dos outros e as suas.

Os 5 pontos apresentados funcionam juntos para o desenvolvimento da inteligência emocional. Faça uma auto avaliação e perceba quais habilidades você precisa desenvolver para se tornar o profissional que você deseja.  

 

Repassando o conselho que recebemos de Ricardo Basaglia, desenvolva sua inteligência emocional.

as habilidades dos profissionais destaques: desenvolva sua inteligência emocional

Conclusão

Concluímos que baseamos este artigo no nosso entendimento sobre a entrevista concedida por Ricardo Basaglia no podcast da Escola Conquer. Contudo, isso não nos impediu de buscarmos outras fontes e compartilharmos um pouco do nosso conhecimento. Para ir direto à fonte, ouça a entrevista completa.  

 

Dito isso, se você se viu em falta sobre suas habilidades profissionais, use este artigo como incentivador e busque se desenvolver. Se está perdido profissionalmente, comece desenvolvendo as habilidades dos profissionais que mais se destacam como o seu norte. 

Bons estudos e bom desenvolvimento.


Report publication
    010

    Recomended for you