Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

AIESEC | Motivos para fazer parte dessa atividade extracurricular

AIESEC | Motivos para fazer parte dessa atividade extracurricular
Isac Andrade
Sep. 7 - 6 min read
060

Se você ainda não ouviu falar da AIESEC aqui vai meu relato pessoal. 

Entrei na universidade em 2015, lá na Unesp de Guaratinguetá (interior de São Paulo) . No primeiro mês é comum ter vários encontros de "Sejam bem-vindos", as entidades, extensões universitárias , ou simplesmente atividades curriculares estão a todo o vapor para conquistar novos membros. 

Desde pequeno sempre quis fazer um intercâmbio, aprender nvoas línguas, vivenciar outras culturas e poder me comunicar com um estrangeiro.

Não tive condições financeiras para realizá-lo, mas sabia que no mundo universitário tinha uma organização reconhecida pela UNESCO que promovia o desenvolvimento de liderança jovem por meio de experiências práticas e desafiadoras, através de intercâmbios sociais e profissionais.

Eu precisava fazer parte da AIESEC, sentia que iria encontrar outros que querem ser e fazer a mudança que nossa sociedade precisa para ser mais justa e além disso, facilitar o caminho para que outros depois de nós possam ir mais longe com mais impacto e com mais força.

Love You Movie GIF by The Lonely Island

Como assim não existe ? 

Logo acima falei das apresentações das extensões que normalmente ocorrem no começo do ano letivo, certo ? 

Não teve nenhuma apresentação, nem citação da AIESEC na minha universidade. O quanto eu fiquei mal e sem entender não tá escrito.

Ok. Naquele ano fiz outras atividades extracurricular.

No fim do ano comecei a me preparar para o ano seguinte e como já estava mapeado antes mesmo de entrar na unviersidade fazer parte dessa organização, não teve outra. Me inscrevi no processo seletivo que estava aberto (graças a deus) para a AIESEC do Vale do Paraíba (a região do interior leste de São Paulo, onde fica minha universidade).

Fui aceito como membro da AIESEC e comecei o trabalho voluntário como membro do escritório do Vale do Paraíba (@VP) no começo de 2016.

Right GIF by SanyaMalhotra

Porque AIESEC ? Ser membro significa que farei intercâmbio ? 

Bom, como falei anteriormente a AIESEC é reconhecidade pela UNESP como a maior organização de jovens universitários do mundo, presente em 126 países sua história e fundação está ligada com a insatisfação e necessidade de fazer algo pós-segunda guerra mundial de alguns jovens europeus.

Eles se juntaram e criaram a Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (Associação International dos Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais).

O pilar central para membros e não-membro é da formação de um cidadão do mundo. 

Ser membro é a oportunidade de você trabalhar todos os aspectos da imagem acima, mas o que mais me chamou a atenção é sobre trabalhar em um ambiente internacional. 

Como membro você tem acesso a toda rede voluntários e intercambistas dos mais de 126 territórios em que ela está presente.

Isso significa que: 

  1. Você poderá treinar uma segunda língua (inglês/espanhol)
  2. Lidará com processos de uma organização global
  3. Terá liberdade de se autodesenvolver 
  4. Estará em contato com os escritórios do mundo todo e consequentemente aprendendo a cultura de lá

Poderia citar N outras vantagens, mas posso resumir em se conectar com pessoas que querem viver e criar novos propósitos

AIESEC - Vale do Paraíba

Essa imagem foi do primeiro encontro geral que participei com membro da AIESEC no Vale do Paraíba. Foi um fim de semana intenso de conteúdo e conexão que me marcou e guardo essa imagem com carinho, assim como amizades desse tempo <3.

Tive contato com pessoas do Egito, Jaipur (Índia), Bolívia, Peru, Chile e de alguns países do Leste Europeu.  

O contato e união que há dentro da AIESEC gira em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Todos os projetos e ações da organização seguem uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Experiência

Não pude realizar o intercâmbio pela AIESEC. O intercâmbio é pago, com os valores mais acessíveis do mercado além da expêriencia que é promovida pelo escritório de destino.  

Só de ter sido membro eu sinto que fiz um "intercâmbio por osmose", onde respirava novas culturas, línguas, processos e pude aprender ferramentes que são requisitos no mercado de trabalho.

Como posso fazer parte (como membro ou como intercambista) ?

Esses são os links em que você pode entender mais das oportunidades da AIESEC. 

Gosto de ressaltar o lema, que é:

"A AIESEC visa a paz e o preenchimento das potencialidades humanas."

É uma organização gerida e feita para jovens. Erros podem acontecer e fazem parte do aprendizado. 

Se você procurar relatos sobre intercâmbios pela associação, você vai encontrar experiências ótimas e outra nem tanto.

Não poderia afirmar que é uma organização perfeita, porque nenhuma é.

Uma coisa eu posso dizer, a AIESEC in Brazil é uma das que todos os estrangeiros respeitam e querem viver a experiência dada por aqui. 

Se permita conhecer, entrar em contato e conehcer a AIESEC. 

Sou Alumni com um orgulho danado e fico nostálgico só de ter escrito esse artigo. 

Mas se liga, tem um outro artigo aqui na Comunidade do Estágio sobre a AIESEC.

Golden Circle:  Por que, como e o que fiz para ter uma experiência profissional no exterior. escrito por José Davi

Pass It On Love Of My Life GIF by Barbara Pozzi

Esses são os potnos que gostaria de falar para alguém sobre a AIESEC. 

Já conhecia? Está faltando algo ? 

Obrigado por ter lido até aqui.

 

Grande abraço.


Report publication
    060

    Recomended for you