Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

"A parte que falta" análise de uma obra infantil ou sobre os percursos da vida.

"A  parte que falta" análise de uma obra infantil ou sobre os percursos da vida.
Nara Galvão
Aug. 7 - 2 min read
050

O livro escrito por Shel Silverstein é uma leitura apaixonante, com uma abordagem simples,mas, com grandes ensinamentos, que podemos levar para o resto de nossas vidas.O protagonista  tem uma forma que lembra um disco de pizza  faltando uma parte. Particularmente, eu adoro essa mesclagem entre o lúdico  e o real,pois, a ideia central do livro é: A busca  pela parte que falta. E, cá entre, nós  haveria jeito mais metafórico e  poético para retratar a vida ?

Afinal, somos eternxs discos  de pizza procurando  pequenas partes para preencher os "buracos" que nós mesmxs criamos dentro de nossos planos mirabolantes.

"Faltava-lhe uma parte . E ele não era feliz." essas são as frases iniciais da história  e que, já fazem o leitor  criar mil expectativas  sobre o desenrolar da narrativa.O livro traz um viés  filosófico  sobre diversos  questionamentos que enfrentamos ao longo de nossas vidas . A busca do relacionamento perfeito, do curso ideal, do diploma mais valoroso,  do emprego com maior prestígio social, dos títulos acadêmicos, do namoradx certx, da casa perfeita, do corpo mais bonito, enfim, poderia passar horas e horas , pois, de fato, não há fim para nossas eternas buscas.

O grande ensinamento  que pude compreender com o livro é: Sempre iremos buscar, mas, é preciso perceber que  o percurso  é fundamental,pois, é onde estaremos depositando nosso  tempo e energia.Por exemplo, se pensarmos na  época da graduação, com certeza iremos lembrar dos amigos que fizemos, dos amores que vivemos, dos professorxs   parceirxs,do  joelho  da cantina,vulgo italiano, a  depender da variante regional da faculdade (na minha era italiano, mas pra mim  será sempre joelho rsr) das noites em claro, dos fracassos, das conquistas,etc... Não iremos lembrar  da espessura do diploma e tampouco do histórico acadêmico. O percurso pode  nem sempre  ser fácil  porém, é nele que construiremos nosso entendimento e compreensão de mundo. 

 

A catarse acontece. 

O livro  termina.

fecho.

A partir de agora  o percurso será a parte mais saborosa  das minhas infidas buscas...

 


Report publication
    050

    Recomended for you